Prefeitura convoca população para combate à Dengue

Índices mostram que população precisa ajudar na prevenção de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus

A Prefeitura de Bom Despacho realizou Levantamento Rápido de Infestação pelo mosquito Aedes Aegypti (LIRAa). Os índices mostram uma melhoria em relação ao início deste ano, mas ainda inspiram muitos cuidados uma vez que estamos entre as cidades com o maior índice de infestação predial.

De acordo com o levantamento, o índice predial (que mostra a porcentagem de imóveis com a presença do mosquito) está em 5,2%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde o ideal seria este índice estar abaixo de 1%.

A prefeitura de Bom Despacho tem realizado sua parte com ações como controle mecânico, utilização de larvicida, bloqueios com inseticidas nos bairros com maior número de notificações.
mas é importante que a população faça a sua parte com a manutenção diária de ações preventivas, não deixando água acumulada e parada.

O levantamento também mostra que o índice breteau (que mostra o número de depósitos positivos para cada 100 imóveis pesquisados) está em 6%. Vale ressaltar que 95% dos focos são encontrados dentro dos imóveis e apenas 5% em terrenos baldios.

O Aedes aegypti está em toda a cidade, mas alguns bairros são mais afetados: São Vicente, JK, Santa Marta, Aeroporto, Rosário, Jardim América e São José. Os principais focos encontrados do mosquito são: brinquedos e vasilhas esparramados pelos quintais, vasos de plantas, calhas, ralinhos e caixas d’água.

Apoie o combate ao Aedes aegypti você também: Separando 10 minutos por semana para remover objetos de seu imóvel que acumulem água e limpando-os você pode livrar sua família e seus vizinhos de doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus.