Prefeitura de Bom Despacho concorre ao Prêmio Cidades Sustentáveis

A Prefeitura de Bom Despacho está concorrendo ao Prêmio Cidades Sustentáveis 2014. Municípios de todo Brasil participam da disputa, mas apenas um deles receberá o título. O vencedor será anunciado em novembro, no Congresso Nacional.

Nesta edição, além de elaborar um Plano de Metas, as prefeituras deverão preencher mais de 100 indicadores informando a realidade do município. As informações referem-se a meio ambiente, educação, saúde, economia. A cidade que coletar o maior número de índices confiáveis será a vencedora.

“Estamos otimistas, pois conseguimos coletar vários indicadores e elaboramos um Plano de Metas condizente com o nosso Plano Plurianual 2014-2017 “, destaca a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Maria de Fátima Rodrigues.

Como as cidades podem concorrer – Para concorrer ao Prêmio Cidade Sustentável, as prefeituras devem estar inclusas no Programa Cidades Sustentáveis. O programa exige que os prefeitos assinem uma Carta-Compromisso assumindo a responsabilidade de implantar ações que gerem progresso com qualidade de vida para a população.

“Fizemos esse compromisso com o cidadão bom-despachense. Inscrevemos nossa cidade no programa e de lá para cá implantamos muitas ações e projetos inovadores, como o Sistema de Estacionamento Rotativo que incentiva o uso de transportes alternativos e reduz a emissão de gases poluentes”, afirma o Prefeito Fernando Cabral.

Fernando Cabral destaca também o tratamento de 100% do esgoto doméstico da cidade, a implantação da coleta seletiva nos bairros, o uso de caminhões abertos na coleta de lixo para possibilitar o reaproveitamente de materiais recicláveis e o apoio da Prefeitura na implantação da Associação de catadores. Bom Despacho também preside o consórcio intermunicipal que construirá aterros sanitários na região para acabar definitivamente com os Lixões.

“Estamos trabalhando muito e por isso, o prêmio será muito bem-vindo. Mas o importante é que nossa população tenha qualidade de vida, que nossa cidade cresça ordenadamente e que nossos filhos e netos tenham recursos naturais para usufruírem”, completa Fernando Cabral.