Prefeitura de Bom Despacho é solidária com Morada Nova de Minas

Cidade passa por graves problemas financeiros; municípios de todo o Brasil sofrem com queda na arrecadação

prefeitura de Morada Nova de Minas

A Prefeitura de Bom Despacho é solidária com Morada Nova de Minas que declarou estar passando por problemas financeiros gravíssimos. O prefeito decretou estado de calamidade administrativa, calamidade financeira e calamidade pública. A Prefeitura de Morada precisará reduzir despesas em todas as áreas. Até o repasse para o Hospital Casa de Caridade São Sebastião sofrerá cortes.

A situação de Morada Nova é séria e exigirá tempo para que as medidas tomadas pelo prefeito dêem resultado. O mais grave, porém, é que os problemas que Morada Nova enfrenta não são só dela. Todos os municípios brasileiros estão com dificuldade. Um dos motivos é que o governo federal, para favorecer as montadoras, reduziu brutalmente o IPI dos carros. Acontece que o IPI é repassado aos municípios sob a forma de FPM (fundo de participação dos municípios). Portanto, ao dar a redução, o governo federal não abriu mão do seu próprio dinheiro, mas sim de dinheiro do município.

Este processo, iniciado há cerca de três anos, está trazendo graves prejuízos para a população e inviabilizando a administração municipal.

“Assim como Morada Nova de Minas e outros municípios da região, Bom Despacho também está sendo estrangulada. O prejuízo já sobe a vários milhões. Por isto somos solidários com o prefeito de Morada Nova de Minas e toda a sua população. Estamos todos pagando pelas decisões infelizes do governo federal”, afirma o Prefeito Fernando Cabral.