Prefeitura e Senac continuam Programa Primórdios para promover nossa cultura

A Prefeitura e o Senac continuam o Programa Primórdios. Nesta fase, técnicas do Senac fizeram levantamento sobre a história e cultura de Bom Despacho. O objetivo é promover o desenvolvimento regional resgatando e promovendo hábitos, técnicas e produtos alimentares da cultura tradicional de Bom Despacho. Veja fotos das visitas.

Foram feitas visitas e entrevistas com bom-despachenses como produtora Ana Lúcia do Vilaça que faz queijo frescal artesanal, Tico do Mato Seco que faz farinha de mandioca torrada e prensada de forma artesanal, Jadir, produtor de leite e queijo da Comunidade do Espinho, visitaram fazenda da Márcia no Mato Seco, região do Pulador, Biquinha, CDL Acibom, Sindicato Rural de Bom Despacho, Araújo produtor de queijo no Engenho do Ribeiro, produtor de mel no Engenho do Ribeiro Dôte, o Rei Bordão Bentinho, artesãos de Bom Despacho, fábrica de pão, Restaurante da Bina, Doces da Dona Teresinha no Arraial, Cemitério dos Alemães.

Com dados coletados a respeito da diversidade cultural, racial, gastronômica e formação histórica de Bom Despacho e região, o levantamento busca uma identidade que enquadre as tradições culinárias, o artesanato, as manifestações religiosas que serão estruturantes para o desenvolvimento do projeto Circuito da Fé. Na última fase serão apresentados os meios para incentivar o turismo, o comércio local, o crescimento de renda para preservar a gastronomia da cidade.