Prefeitura elabora projeto que aumenta em 11,36% o salário do Magistério

Para valorizar e manter o compromisso feito com os servidores do Magistério, esta semana, a Prefeitura enviou à Câmara o Projeto de Lei que aumenta o salário da classe em 11,36%. “Como é sabido, a inflação de 2015, calculada pelo IPCA, foi de 10,67%. Assim, o percentual concedido, mais uma vez, significa ganho real para a classe. Considerando a gravíssima crise fiscal, financeira e econômica que o país atravessa, é imperioso reconhecer que trata-se de uma conquista importante”, destaca a secretária de Educação, Ivy Lílian.

Merece registro o fato de que este aumento vem num momento em que a maioria dos municípios de porte pequeno e médio do país não conseguirão arcar com o aumento da categoria. A explicação é a acentuada queda nas receitas próprias, nas transferências constitucionais e nas transferências voluntárias. Em todas as modalidades, a tendência das entradas tem sido o encolhimento. Sirva de exemplo o FUNDEB, diretamente ligado à educação.

“Em valores atualizados, a receita do FUNDEB do primeiro bimestre de 2015 foi de R$ 2.949.357,86; já no primeiro bimestre de 2016, foi de R$ 2.401.564,36. Isto significa uma queda percentual de 18,57% ou R$ 547.793,50 a menos para financiar a educação. Isto, falando somente do primeiro bimestre. As perspectivas não são melhores para o restante do ano”, completa Ivy.

Administração corta na carne para aumentar salários do magistério – O aumento do Magistério é justíssimo e somente se torna possível por causa das muitas medidas adicionais de contenção de gastos que a Administração Municipal está envidando. Entre elas, a redução de salários dos cargos eletivos, a diminuição de cargos comissionados bem como a redução dos salários dos cargos comissionados remanescentes.

Trata-se de um grande sacrifício que os servidores chamados a contribuir estão fazendo em prol da educação e dos educadores de Bom Despacho. Contudo, a Administração tem certeza de que valerá a pena, pois entre todos os investimentos que um governo pode fazer, o mais frutuoso é aquele feito na educação. E, dos investimentos feitos na educação, o que dá os maiores retornos são aqueles feitos nos profissionais do Magistério. Por isto a Prefeitura entende que o esforço é valioso.

Clique aqui para ler a proposta de aumento para os servidores do Magistério