Prefeitura está avaliando ensino para desenvolver cada vez mais a educação em BD

Na foto estão o gerente do Ensino Fundamental, Márcio Antônio, e a gerente da Educação Infantil, Adriana Carla.

Para melhorar a educação municipal em Bom Despacho, a Prefeitura realiza o Sistema Municipal de Avaliação da Educação Básica (Simaeb). Neste ano, devido à pandemia, as provas foram canceladas no primeiro semestre e agora a Secretaria de Educação está realizando elas em formatos digital e em papel para evitar a proliferação da doença.

O Simaeb é um instrumento que identifica as características de aprendizagem dos alunos e os fatores que interferem neste processo. Com ele, são realizadas provas com alunos do 1° ao 5° ano periodicamente. Com os resultados nas mãos, as equipes das escolas e da Secretaria de Educação readequam os planejamentos de forma a reforçar a aprendizagem.

As provas avaliam os alunos individualmente e tudo que aprenderam na sua grade curricular, não somente matemática e português. Com essa avaliação individual, o município pode realizar ações mais precisas para promover o desenvolvimento dos alunos e ajudá-los em suas dificuldades.

“O Simaeb é uma prova em construção coletiva, digital e com a composição de todos os elementos curriculares da educação”, afirmou o gerente de Desenvolvimento do Ensino Fundamental, Márcio Antônio da Silva.