Prefeitura está contendo infestação de lagartas no Município

A infestação de lagartas, também conhecidas como taturanas, geralmente está associada à presença da árvore conhecida como Sete Copas. Nos últimos dias, o número de largatas da espécie Lepidópterosdaumentou consideravelmente, devido ao desequilíbrio ambiental causado pelas queimadas, desmatamentos e outros fatores. A Prefeitura está monitorando os casos de infestação e realizando a poda das árvores quando necessário.

Em caso de acidentes por taturanas, é recomendada a aplicação de compressa de água fria no local do contato. Caso a dor seja insuportável pode ser necessário a aplicação de anestésico no local ou em casos maiores a aplicação de soro especifico. Procure um Médico ou sua UBS nesses casos.

Apesar das taturanas poderem causar alguns acidentes e prejuízos, especialmente às lavouras, elas são importantes dentro do equilíbrio da natureza. Em sua maioria não oferecem grande risco as pessoas, apenas queimaduras, irritações e pequenos ferimentos, com exceção da espécie Lanone que é considerada perigosa/venenosa.

Para registrar uma infestação e obter mais informações, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo número (37)3520-1406 ou com a Vigilância Epidemiológica no número (37)99144-0025.