Entre os dias 9 e 13 de Janeiro a Prefeitura, realizará o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo Mosquito Aedes aegypti (LIRAa) de 2023. Este levantamento será realizado no período de 9 às 18 horas com o objetivo de trabalhar todos os imóveis que geralmente estão fechados até às 17 horas.
O LIRAa mostra dois índices importantes, o índice predial, que mostra a porcentagem de imóveis com a presença do mosquito, e o índice de breteau, que mostra o número de depósitos positivos para cada 100 imóveis pesquisados.
Locais onde já foram encontrados larvas positivas do vetor Aedes aegypti: ralinhos, vasos de plantas, bebedouros de animais, tambores, gavetas de geladeiras, vasos de plantas, caixas d’água, plantas aquáticas, baldes, regadores de plantas, canaletas, lonas e vasilhas.
Siga as recomendações e proteja sua família e amigos – Separe de 5 a 10 minutos por dia para limpar seu quintal de materiais que podem acumular água. Lembre-se que o mosquito Aedes aegypti é responsável pela transmissão da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.
“Se a população não cuidar os agentes não dão conta, as visitas seguem um cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, o principal trabalho do agente é orientar e ensinar como manter o ambiente livre de possíveis depósitos. Sem a colaboração de todos essa é uma batalha perdida”, destacou a gerente da Vigilância Epidemiológica Júnia Sousa.