Prefeitura fará primeiro diagnóstico social de Bom Despacho

Dados serão usados para melhorar o atendimento do cidadão

diagnóstico social

Os servidores da secretaria de Desenvolvimento Social durante apresentação do pré-diagnóstico

A pedido da Secretaria de Desenvolvimento Social, o Instituto de Educação e Cultura José Carlos Pereira fará o primeiro diagnóstico social de Bom Despacho. “O estudo permitirá entender a real necessidade das famílias e como a Prefeitura poderá atender de forma mais abrangente e plena essas demandas”, afirma a antropóloga Clarice Libânio, responsável pelo trabalho.

Clarice

O diagnóstico orientará, por exemplo, onde e como os recursos sociais devem ser aplicados; como e quais projetos precisam ser ampliados ou iniciados. “É a primeira vez que uma administração fará o diagnóstico social no município. Isto significa um avanço enorme para a área social e mostra a preocupação do Prefeito Fernando Cabral em atender bem a população”, comemora a secretária de Desenvolvimento Social, Rosimaire Santos.

Mais autonomia para beneficiar o cidadão – Com o diagnóstico, Bom Despacho poderá mudar da Gestão Básica para Gestão Plena do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Isto significa mais autonomia financeira para o município atuar na área social e beneficiar o cidadão. Hoje, os governos federal e estadual administram os recursos. Quando passarmos a atuar na Gestão Plena, o dinheiro será administrado por nós”, completa Santos.