Prefeitura faz campanha de combate à obesidade infantil

Para combater a obesidade infantil e levar mais saúde para crianças e adolescentes, a Prefeitura lançou a campanha Uns quilos a menos hoje, uns anos a mais no futuro. O objetivo é conscientizar a população da importância de ter hábitos saudáveis. “Boa alimentação e atividade física aumentam a qualidade de vida das pessoas e evitam doenças. Além disso, a criança saudável é mais feliz”, afirma o Prefeito Fernando Cabral.

A nutricionista da Secretaria de Saúde, Deyseane Santos, diz que os pais devem ensinar hábitos saudáveis aos filhos. “Pela primeira vez na história da humanidade, a atual geração de crianças poderá viver cinco anos a menos do que a nossa. Para evitar isto, devemos começar pela educação das crianças. Até os dez anos de idade, os hábitos são formados e depois servirão como referência na fase adulta”, orienta a profissional.

Ações da Prefeitura – Para combater a obesidade infantil, as Secretarias de Educação e Saúde se uniram. Primeiro os técnicos da Saúde avaliaram todos os alunos da rede pública. “Constatamos que em Bom Despacho 24% das crianças e adolescentes que frequentam a rede pública estão acima do peso. Entre os alunos de até 10 anos, 30% estão acima do peso, sendo 18% sobrepeso e 12% obesidade”, diz a nutricionista Deyseane. Agora, a equipe de Educação em Saúde está visitando as escolas e unidades de saúde para conscientizar as pessoas da importância de combater a obesidade infantil.

A Secretaria de Educação está investindo em merendas saudáveis. “Nossas nutricionistas criaram um cardápio balanceado com uso, principalmente, de verduras, legumes e frutas”, destaca a secretária de Educação Simone Mamede. Além disto, para ensinar as crianças como se alimentarem bem, a Prefeitura inseriu a educação alimentar nos currículos das escolas municipais. “Toda a equipe está empenhada na execução deste projeto que vem trazendo bons resultados”, diz a diretora da Creche Jacinto Salviano, Bruna Kelly.

Causas da obesidade infantil – A obesidade infantil é um mal que atinge as novas gerações. As crianças estão mais sentadas ou deitadas assistindo TV, jogando videogame ou navegando na internet. Outro fator que causa obesidade infantil é o consumo exagerado de açúcar e alimentos ultraprocessados. Este conjunto de fatores aumenta as chances das pessoas terem hipertensão arterial, AVC.