Prefeitura atrai parceiros para recuperar Rio Capivari
Projeto Macaúba e Recuperação do Rio Capivari

Isabela Bento, Vera Queirogas, Rogério Corgosinho, Carlos Malta e Mike Lu.

A Prefeitura, junto com a Agência Nacional de Águas, trabalha para recuperar o Rio Capivari. Para isso, ela fez um acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado para trazer o Projeto Macaúba para a cidade. “A parceria ajudará no processo de recuperação de matas ciliares, reservas legais e pastagens”, diz a secretária de Meio Ambiente Vera Queirogas.

A Prefeitura começará a fase de avaliação para estudar a melhor forma de plantio e então o projeto começará a ser implantado. A macaúba é uma palmeira cujo fruto e sementes são usados na produção de biocombustível. O representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Carlos Malta, falou sobre a importância de gerar economia sustentável. “Hoje a questão da preservação da natureza é mundial e deve ser tratada com respeito. O foco é ambiental e econômico”.

Macaúba – A palmeira é nativa da região e seu plantio não requer uso de aditivos que agridem o solo e contaminam a água. O presidente da Curcas Diesel Brasil, Mike Lu, falou sobre as utilidades da planta. “Um hectare de plantação pode gerar de sete a R$10 mil reais de renda para o trabalhador. Além do combustível, podemos usar a semente para produzir ração para o gado”.