Prefeitura faz parceria para resgatar e promover cultura quilombola da Tabatinga

A Prefeitura firmou parceria com os grupos teatrais “Terceira Margem”, “Grupo Cabana” e “Atebemg” para que desenvolvam projeto de resgate e preservação da cultura da comunidade Quilombola da Tabatinga. O projeto tem o apoio da ArcelorMittal.

Os grupos teatrais farão pesquisa de história, estórias e personagens da comunidade. Em seguida o material obtido será transformado em texto para teatro de bonecos.

Na etapa seguinte serão realizadas oficinas na comunidade para a montagem do texto. “Além disso deixarão toda a infra-estrutura necessária para que os espetáculos possam continuar a ser apresentados”, ressaltou o secretário de Cultura, Roberto Ângelo, responsável pelo fechamento da parceria.

A oficina terá duração de 40 a 50 horas e no máximo 20 participantes, preferencialmente maiores de 14 anos.

Além disso, grupos da Atebemg apresentarão espetáculos do seu repertório para as comunidades quilombolas envolvidas no trabalho.

Todas as atividades culturais são gratuitas. As oficinas incluem o material necessário e até um palco para teatro de bonecos, construído e doado à comunidade para que a mesma possa usá-lo depois de terminado o projeto.