Prefeitura reconhecerá o trabalho de cidadãos e instituições

Dia 30 de maio, a Prefeitura homenageará cidadãos, entidades e instituições que colaboraram com o desenvolvimento cultural, econômico e social de Bom Despacho. “Reconhecer estas pessoas e instituições é uma forma de fazer justiça ao trabalho delas e agradecer toda a dedicação pelo município. Estou muito feliz por ter esta oportunidade”, afirma o Prefeito Fernando Cabral.

A Prefeitura fará a homenagem em três categorias. A Grande Medalha Dr. Hugo Marques Gontijo será dada aos cidadãos, políticos e empresas que colaboraram decisivamente para o desenvolvimento da cidade. Nesta categoria, 37 nomes serão agraciados. A Prefeitura também entregará a Medalha Honra ao Mérito Dr. Hugo Marques Gontijo. Esta será oferecida a 47 pessoas, entidades e instituições que fizeram a diferença no município.

A terceira categoria será dedicada aos servidores públicos municipais que trabalham para servir bem à população. Nesta categoria, 55 pessoas serão agraciadas com o Diploma Dácio Alves da Cunha. “Fico feliz pela oportunidade de homenagear tantas pessoas, e tantas instituições e empresas que ajudam a construir uma cidade cada vez melhor”, completa o Prefeito Cabral. A solenidade será às 20h, no salão principal do Sesc.

Quem foi Dr. Hugo Marques Gontijo – Dr. Hugo Marques Gontijo nasceu em 9 de Outubro de 1923. Era filho do Dr. Miguel Marques Gontijo, médico e fazendeiro conceituado na cidade e de Joana Mesquita Marques. Formou-se em medicina e era estudante atuante, como presidente do diretório acadêmico. Foi prefeito de Bom Despacho aos 23 anos de idade. Durante sua administração realizou obras importantes, mesmo com  recursos escassos. Foi durante seu governo que foi construído o Lactário Menino de Jesus para ajudar mães e crianças carentes. Construiu cerca de 27 escolas rurais, que atendiam à população rural, que na época era a maior parte da população. Construiu também o Ginásio Miguel Gontijo (hoje, Colégio Estadual Miguel Gontijo). Naquela época, construiu ainda as três primeiras pontes de concreto da cidade, sendo uma delas a antiga ponte do Capivari dos Macedos. Outra obra importante foi a construção da Estrada do Pica-pau (cuja pavimentação será iniciada no aniversário da cidade). Criou também uma escola agrícola, que posteriormente foi transformado em um reformatório de menores. Enfim Dr Hugo, foi exemplo de político e cidadão de destaque, que mesmo com pouquíssimos recursos conseguiu fazer obras memoráveis e trazer um pouco de progresso para nossa Bom Despacho.

Quem foi Dácio Alves da Cunha – Nasceu em Bom Despacho em 1º de março de 1931. Filho de Valdemar Alves de Menezes e Alzira Rosa de Jesus. Ele foi um excelente servidor e exerceu as funções de Agente Fiscal, Chefe de Serviço de Fazenda, Oficial Administrativo, Diretor de Contabilidade, Diretor de Planejamento e Contabilidade, Chefe de Divisão de Contabilidade, Contador nível XIII. Dácio também foi vereador e compareceu à todas  as reuniões da legislatura. Ele também foi prefeito e vice-prefeito.

Clique aqui para ver homeneageados – Grande Medalha Dr. Hugo Marques Gontijo

Clique aqui para ver homenageados – Medalha Honra ao Mérito Dr. Hugo Marques Gontijo

Clique aqui para ver servidores homenageados – Diploma Dácio Alves da Cunha