Prefeitura implanta medidas para apurar e controlar gastos

Secretária Maria de Fátima

Secretário Denis Carvalho

A Prefeitura está fazendo apuração rigorosa dos gastos com água, telefone, energia elétrica e internet pagos pelo município.

Quando assumimos não havia nenhum tipo de controle dos gastos e nem sua identificação clara”, informa a secretária de Planejamento e Gestão, Maria de Fátima Rodrigues.

O descontrole fazia com que o município pagasse até contas que não são de sua responsabilidade. No levantamento, desenvolvido em conjunto pela Controladoria Interna e as secretarias de Planejamento e Administração, foi detectado que a Prefeitura pagou inclusive contas de energia de responsabilidade de empresas particulares.

Além disso, não havia controle sobre datas de vencimento das contas, que eram pagas com atraso, gerando multas para a Prefeitura.

No caso das contas da Copasa a situação era ainda pior: quando a Prefeitura paga em dia ganha desconto de até 50% sobre o valor da conta. “Mas esses descontos vinham sendo perdidos por absoluta falta de controle existente até então”, explicou o secretário de Administração, Denis Carvalho.

Para permitir o controle rigoroso das contas e seus vencimentos, a Prefeitura requereu às concessionárias de serviços públicos que emitam fatura única discriminando todas as contas de responsabilidade do município.

GASTOS DA PREFEITURA NO ANO DE 2012

Telefonia / Fixa e Celular R$ 251.265,13