Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Prefeitura inicia restauração da Maria Fumaça

Na foto estão a secretária de Cultura Rosimaire, servidora Joyce, restaurador Wilson, restaurador Matias e a servidora Bárbara.

Ontem (dia 6) a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo recebeu Wagner Matias, restaurador formado pela Fundação de Artes de Ouro Preto, para iniciar os trabalhos de restauração da locomotiva 325 (Maria Fumaça), que fica no Museu Ferroviário de Bom Despacho.

Wagner foi contratado recentemente, após deliberação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e será custeado com recursos advindos do ICMS – Patrimônio Cultural. Ele já atuou em obras de restauração por todo o Brasil como a Capela da Palácio da Alvorada, Igreja da Pampulha, Estação Ferroviária de Goiânia, Igreja São Francisco de Ouro de Preto, Conjunto da Basílica de Congonhas.

Segundo Wagner Matias “a restauração é um trabalho que mantém as características do bem, sem a intenção de alterar suas formas ou aspectos físicos, como cor, formato ou composição geral. É como arrumar sua casa, sem mudar nada nela. Diferente da reforma, que é quando se altera as características, cores, estrutura, etc. Desta forma, por se tratar de um patrimônio material tombado, a Locomotiva será restaurada. O objetivo dessa intervenção é fazer um trabalho pautado no critério da mínima intervenção do bem. Esse critério de mínima intervenção visa valorizar as características originais da peça, sem alterá-la ou tentar criar um falso histórico.”

Segundo Bárbara Freitas, historiadora e servidora da Prefeitura, “dessa forma, a nossa famosa Maria Fumaça será limpada, tratada e valorizada. A expectativa para o trabalho é recuperar a memória coletiva da ferrovia e de todos os trabalhadores ferroviários que atuaram em Bom Despacho, na Estrada de Ferro Paracatu.”

Imprimir