Prefeitura inova para vencer mosquito Aedes aegypti

Para obter sucesso, população deve apoiar a medida e continuar atenta, pois 90% dos focos estão nas residências

Para acabar com o Aedes aegypti e as doenças transmitidas por ele, a Prefeitura decidiu inovar. Agora, além de todo o trabalho que já está sendo feito pela Secretaria de Saúde, os cidadãos serão orientados a atrair a fêmea do mosquito para destruir seus ovos e interromper o ciclo de vida da espécie.

“Fizemos uma pesquisa ampla sobre os meios já utilizados para combater o mosquito ao longo da história e concluímos que precisamos mudar a forma de combater este mal. Manteremos os 141 agentes nas ruas, continuaremos com as campanhas e fiscalização intensa dos imóveis, manteremos as notificações e multas. Junto a isto ensinaremos ao cidadão como fazer armadilhas para acabar com o mosquito. Já sabemos como atrair a fêmea e esta armadilha é feita com bases nas preferências dela”, destaca o Prefeito Fernando Cabral.

A população precisa aderir à nova forma de combater o mosquito e redobrar os cuidados, já que 90% dos focos estão nas residências. “Se o cidadão não cuidar dos focos que estão dentro de suas casas e em seus quintais não venceremos esta batalha. Sem apoio popular nenhuma campanha e ação será eficiente. Apenas 10 minutos por semana são suficientes para acabar com a água parada, conferir as armadilhas e matar as larvas”, completa Cabral.

Faça sua parte – Confira agora mesmo calhas, pratos de plantas, bebedouros de animais, caixas d’água, ralinhos, vasos sanitários e quintais. Faça pelo menos quatro armadilhas para o mosquito e distribua em diferentes pontos da residência, preferencialmente em locais úmidos, sem luz solar direta. Os agentes de saúde também ensinarão a construir a armadilha. Depois das férias, as escolas também reforçarão a campanha ensinando o método aos alunos.

Saiba mais – Cada fêmea do Aedes aegypti vive aproximadamente 40 dias e produz 1.500 ovos. Metade serão novas fêmeas. E cada uma produzirá outros 1.500 mosquitos. Cada mosquito contaminado pode picar até 300 pessoas. Ou você acaba com as fêmeas ou elas acabam com sua família.

Clique aqui e veja como fazer uma armadilha para o Aedes aegypti