Prefeitura intensifica ações para economizar água e dinheiro dos bom-despachenses

Desperdício Zero Desde 2013 a Prefeitura vem implantando a campanha Desperdício Zero que visa redução do consumo de água entre outros recursos. O objetivo é reduzir os gastos da Prefeitura e economizar o dinheiro do cidadão. “Devemos ter responsabilidade no uso dos recursos naturais. A água, por exemplo, está faltando no mundo inteiro. Em Bom Despacho muitos córregos, minas e cisternas já secaram. Este é um forte motivo para economizarmos. Mas não é o único. Economia de água, energia, telefone significa economia do dinheiro da população”, afirma o Prefeito Fernando Cabral.

Desde 2013, a Prefeitura trabalha com criatividade e inovação para economizar o dinheiro dos bom-despachenses. Exemplo disto é a implantação do Urbem, sistema de gestão pública que garante lisura nos processos e pagamentos, além de economizar R$ 150 mil por ano. Outra novidade foi a implantação de um sistema de comunicação por computador. Com ele, a Prefeitura está economizando gasolina e telefone. Os resultados são surpreendentes. Em um mês, a Secretaria de Educação economizou R$312 em apenas três linhas telefônicas. O gasto com combustível também reduziu em 9% (R$ 851 mil em 2013 para R$ 774 mil em 2014).

Outra iniciativa importante foi a instalação de aquecedores solares na creches. Agora, além de água quentinha, os 1.200 alunos tem ainda mais comodidade, pois as escolas investem os valores economizados em mais benefícios para os pequenos. A expectativa do Executivo é reduzir em 40% o consumo de energia, o equivalente a R$ 21 mil por ano.

Campanha – Em setembro de 2014, com o início do racionamento de água em muitas cidades brasileiras, a Administração Fernando Cabral decidiu intensificar as ações de economia nos órgãos públicos municipais. O objetivo é continuar economizando e ainda dar exemplo à população. Assim, o Executivo criou o Programa de Melhoria do Gasto Público – Desperdício Zero. “Devemos ter responsabilidade no uso dos recursos naturais. A água, por exemplo, está faltando no mundo inteiro. Em Bom Despacho muitos córregos, minas e cisternas já secaram. Este é um forte motivo para economizarmos. Mas não é o único. Economia de água, energia, telefone significa economia do dinheiro da população”, afirma o Prefeito Fernando Cabral. Ele mesmo redigiu os Decretos 6.258 e 6.259 que regulamentam as normas de economia nos setores da Prefeitura.

Desde então, os servidores foram orientados a não usar jatos de água para lavar calçadas, janelas e pisos. Hoje, eles varrem com vassoura. Onde é indispensável o uso da água, os servidores utilizam o balde para dosá-la; quando possível essa água ainda é reutilizada para outros fins, como descargas. “Recomendaremos que o material de limpeza e de uso contínuo nos serviços administrativos sejam usados com cautela e planejamento. O uso de papel foi reduzido com o arquivo digital. Quando é necessário imprimir, os dois lados do papel são usados. Papel usado de um lado só é usado como bloco de rascunho”, completa Cabral.

Para complementar todas as ações de economia, a Escola de Formação do Servidor Público de Bom Despacho (EFESP), também criada por esta Administração, qualificou os servidores em diversos cursos. Entre eles, o Curso Visão Geral de Finanças e Dicas para Economizar Energia no Serviço Público.