Prefeitura promoveu curso sobre ICMS- Patrimônio Cultural

Objetivo é qualificar servidores para que consigam elaborar boas estratégias de trabalho e, consequentemente, promovam mais ações culturais em BD.

Dia 31 de março, a Secretaria de Cultura e Turismo promoveu curso sobre o ICMS – Patrimônio Cultural para qualificar servidores da Prefeitura e conselheiros do patrimônio cultural. Na ocasião, os participantes aprenderam a elaborar estratégias de trabalhos. O curso foi ministrado pela consultora patrimonial do Município, a arquiteta Carolina Moreira.

Durante o curso, Carolina apresentou toda a trajetória do ICMS e do cuidado com os patrimônios culturais de Bom Despacho. Também enfatizou que a pontuação da cidade é uma das maiores da região. Atualmente, essa pontuação corresponde a 17,50.

Quem também esteve presente foi o Secretário de Cultura e Turismo de São Gonçalo do Pará, Arnaldo Mendes, que elogiou o trabalho da equipe: “Foi muito importante participar desse curso porque eu quis conhecer como que o trabalho é feito aqui em Bom Despacho. Eu gostei muito da equipe, do trabalho, da consultora. O trabalho de vocês é bem efetivo e eu gostei demais. Parabéns à equipe”, disse Arnaldo.

Entenda: O ICMS – Patrimônio Cultural é um recurso que o Município recebe, proveniente da Lei Robin Hood. Para recebê-lo, as cidades têm que realizar uma série de ações de proteção, valorização e divulgação dos bens culturais tombados, registrados e inventariados.

Os recursos são geridos pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e pela Secretaria de Cultura e Turismo. Ambos são responsáveis por ações que elevem a pontuação do ICMS para que Bom Despacho capte mais recursos. São recursos que possibilitam a execução de melhorias na cidade e na qualidade de vida do cidadão.

“Com este recurso, a Locomotiva a vapor foi restaurada e também com ele, neste ano, a gente pretende revitalizar Biquinha, projeto que encontra-se em fase de elaboração”, explica Bárbara Freitas, gestora pública responsável pela pasta de patrimônio.