Prefeitura promove debate sobre questões raciais

Dia da Abolição da Escravatura é momento de reflexão

Reflexões e Resistência13 de maio é a data da abolição da escravatura no Brasil. Para marcar a data, a Secretaria de Cultura promoveu na noite dessa quarta-feira a palestra Reflexões e Resistência. O Prefeito Fernando Cabral falou sobre as cotas raciais e a importância de dar condições iguais de disputa no mercado de trabalho. Representantes do movimento afro-brasileiro discutiram a questão da importância da cultura negra no Brasil e como ela precisa ser difundida. “É muito importante criar espaços de diálogo com a comunidade para mostrar as ações do movimento na cidade e região”, afirma a secretária de Cultura Tânia Nakamura.

Jonathas Wagner

Bruna Almeida

O escritor Jonathas Wagner lançou seu livro Zumbi e aproveitou para falar sobre o verdadeiro significado da data e da Lei 10.639 que trata do ensino da história afro-brasileira nas escolas. “Hoje é mais um dia de protesto do que comemoração. A lei é uma revisão justa que está sendo feita pois a história normalmente é contada pelos vencedores e agora a história dos negros pode ser revista”, diz Jonathas.

Alunos do curso de Pedagogia da FACEB também estiveram presentes e aprenderam bastante com as apresentações. “Essa data está sendo esquecida por muitas pessoas e merece ser lembrada tanto quanto as outras”, diz Bruna Almeida, estudante de Pedagogia.