Prefeitura promove debates sobre melhorias nos serviços sociais nas Pré-Conferências da Assistência Social

A Prefeitura está realizando até amanhã, dia 16, as Pré-Conferências de Assistência Social em Bom Despacho. São cinco eventos que preparam usuários, trabalhadores e entidades que compõem o Sistema Único de Assistência Social (Suas) para participarem da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Bom Despacho, que acontecerá no dia 12 de agosto.

Em formato virtual, devido a pandemia de Covid-19, os participantes estão debatendo em seus cinco eixos os seguintes temas: proteção social, financiamento e orçamento, controle social, gestão e acesso às seguranças e atuação em emergências. Todos esses aspectos voltados para a perspectiva do Suas.

Cada pré-conferência contará com uma coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Social que atua como facilitadora, explicando o tema proposto e conduzindo os participantes. Os debates acontecem em grupos de aplicativo de mensagem ou através de videoconferência e, além de analisar os serviços ofertados na rede municipal, propiciam a deliberação de propostas visando melhorias nas ações e políticas socioassistenciais a nível municipal, estadual e federal.

Apesar da situação de pandemia, que implica grandes desafios na realização desses eventos o esforço conjunto do Conselho Municipal de Assistência Social, da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Prefeitura de Bom Despacho permite refletir sobre avanços alcançados e planejar ações futuras em um momento em que aumenta o número de cidadãos em situação de vulnerabilidade, tendo em vista a calamidade pública que acomete todo o mundo.