Prefeitura lança filme sobre Dona Sebastiana

Montagem Documentário Dona Sebastiana

Público se assistiu ao filme e refletiu sobre a cultura afro-descendente

Maria Silva

A Prefeitura exibiu pela primeira vez no Sesc o documentário A Filha de São Sebastião. O filme conta a história de Sebastiana Silva (Dona Sebastiana), representante da Comunidade Quilombola Carrapatos da Tabatinga e ícone da cultura afro-descendente na cidade. Maria Silva, filha de Dona Sebastiana, ficou satisfeita com a exibição: “A história da minha mãe é muito bonita e ela está muito feliz de ver o filme”.

Maria Caetano

Maria Caetano, amiga de Dona Sebastiana há mais de 40 anos, também ficou satisfeita: “Sebastiana é como uma mãe do coração para nós. É muito bom vê-la feliz com sua trajetória sendo contada”.

A secretária de Cultura Tânia Nakamura falou sobre o filme e a importância de mostrá-lo ao público. “O filme revela a figura da mulher de fibra e guerreira que é Dona Sebastiana em defesa da comunidade afro-descendente. Ela é um exemplo de luta”.

Coordenadoria da Igualdade Social – Em pronunciamento antes da exibição do documentário, o Prefeito Fernando Cabral, após destacar a importância do negro na formação do Brasil, anunciou que levará à câmara, no início de agosto, o projeto de lei que cria a Política Municipal Igualdade Racial na cidade. “No Brasil há igualdade constitucional entre brancos e negros, contudo, não há isonomia de oportunidades. Precisamos de uma política de ações afirmativas que assegure os avanços necessários”, disse o prefeito Fernando Cabral.