Prefeitura protocola na Câmara pedido de doação de terreno à Läut

Vereadores deverão escolher se Bom Despacho passa a contar com uma das maiores fábricas cervejeiras de Minas Gerais, com geração de emprego, renda e tributos

O prefeito de Bom Despacho, Doutor Bertolino, encaminhou para a Câmara Legislativa o projeto de lei que autoriza a doação de terreno do patrimônio público municipal para a empresa Läut, uma vultuosa plataforma de bebidas que elevará o município no cenário industrial e aumentará significativamente as propostas de emprego e a arrecadação. A área a ser doada trata-se de um terreno de 15 hectares, em uma área denominada Fazenda Cuba Libre, antiga propriedade da Agropecuária Empreendimentos Cristais Ltda. Devido ao caráter de urgência, solicitado pelo executivo municipal, o projeto deve ser apreciado nos próximos 15 dias. Durante o processo de protocolo, estiveram presentes para demostrar apoio e consentimento, representantes da Associação Comercial Acibom, do Conselho de Desenvolvimento Econômico do município, Procuradoria do Município e vereadores.

Com a aprovação dos vereadores, será efetivada a doação que possibilitará a construção de planta fabril com setenta mil metros de área construída: indústria composta por galpão logístico, quadras poliesportivas, ETE, áreas de manobra de caminhões e pátio de estacionamento para veículo. O restante, cerca de oitenta mil metros quadrados, serão utilizados para plantação de lúpulo, com trilhas para visitas guiadas e voltadas ao turismo, concluindo a implantação total em 10 etapas, com previsão de conclusão em até 24 meses.

O montante do investimento previsto para instalação da nova planta fabril será de R$ 13.000.000,00 (treze milhões de reais), sendo 40% de recursos próprios e 60% advindo de financiamento. Já no seu primeiro ano de instalação (2024), a previsão de faturamento é de R$ 60.000.000,00 (sessenta milhões), e em 2025 de R$ 80.000.000,00 (oitenta milhões), se comprometendo a obrigatoriamente, proceder o total do faturamento da fábrica instalada no município de Bom Despacho. Com isso, o valor investido pelo município com a doação do terreno, rapidamente será revertido novamente aos cofres públicos, em arrecadação de Imposto Sobre Serviços – ISS e Imposto sobre Circulação de Mercadorias – ICMS.

O projeto de lei apresentado está assegurado com cláusula de reversão que prevê que, caso não seja efetivada a construção em cinco anos, em caso de extinção da pessoa jurídica donatária ou a utilização para destinação diversa, o imóvel objeto de doação reverterá ao patrimônio do município, incluídas todas as benfeitorias, sem qualquer ônus para o doador. A expectativa é de que a proposta seja analisada pela Câmara na reunião do dia 20 de novembro.

Emprego e renda

A Läut vem em uma crescente vertiginosa. Em 2020, a empresa possuía 194 empregados pelo regime celetista. Em 2021 esse número passou para 256 e em 2022, saltou para 285. Se implantada, o primeiro ano da fábrica já espera gerar 150 novos empregos, sendo vagas para auxiliar de produção, operador de caldeira e operador de envasadora, havendo além da necessidade de mão de obra operacional, a mão de obra administrativa. Em 2025 a projeção da Läut é de 500 empregos diretos.

Sobre a Läut

A Cervejaria Läut nasceu em 2016, com uma produção em pequena escala, no bairro Belvedere em Belo Horizonte, sendo os principais produtos fabricados, a cerveja e o chope. Logo as cervejas foram se espalhando por bares, restaurantes e eventos da cidade e região metropolitana, fazendo com que a produção exigisse uma planta maior, com capacidade para atender o mercado crescente.

O Grupo Life Participações Ltda, apresentou-se motivado a promover uma expansão de suas atividades, buscando novos mercados e uma localização estratégica, o que demanda área física para a instalação de uma nova planta industrial.

Em proposta apresentada foi informado pela empresa que mediante o aumento considerável do volume de vendas, se faz necessária a implantação de mais uma planta fabril, para que possam expandir seus campos e regiões de atuação. Bom Despacho possui uma localização privilegiada no Centro-Oeste mineiro, trazendo grandes benefícios para questões operacionais e logísticas, vez que a região possui localização privilegiada, com significativos benefícios para o recebimento de matéria-prima, insumos e escoamento de produção. Outro ponto valioso é a oferta de água de extrema qualidade e quantidade, favorável para a produção, razão pela qual a Läut apresentou interesse em construir sua nova fábrica no município.