Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Prefeitura realiza a “Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência”: educação sexual é essencial!

A Prefeitura realizou ação na “Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência” nas escolas estaduais e particulares. Uma iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, crucial para conscientizar jovens sobre escolhas responsáveis.

A volta às aulas contou com uma blitz educativa nas portas das escolas reforçando a importância de informar e conscientizar os adolescentes, promovendo saúde sexual e prevenção.

Esta semana destaca a importância da educação sexual para adolescentes, acesso a métodos contraceptivos e suporte psicossocial para os adolescentes. Além disso, promove o diálogo aberto entre pais, educadores, profissionais de saúde e os próprios jovens, visando criar um ambiente propício para a compreensão dos riscos associados à gravidez precoce.

Saiba mais: Segundo dados do Ministério da Saúde, no ano de 2019, foram registrados no Brasil 419.255 partos de mães com idade entre 10 e 19 anos, que correspondem a 14,7% do total de nascimentos no ano. No mesmo ano, 25.231 abortamentos nessa faixa etária foram internados no SUS, correspondendo a 12,87% do total, numa estimativa muito conservadora, uma vez que grande parte dos abortamentos que ocorrem no País passam longe das estatísticas oficiais.

É importante destacar que todas as gestações em meninas com idade inferior a 14 anos são consideradas pela legislação brasileira como resultantes do crime de estupro de vulnerável (art. 217-A do Código Penal).

Imprimir