Prefeitura realiza exames de audiometria tonal com todos os seus servidores expostos a ruído

Doutor Luciano Cersósimo Agostinho realizando exame com com servidor Ricardo Corgosinho na Clínica de Medicina do Trabalho.

Escutar os sons com clareza é fundamental para nos manter conectados com o mundo exterior. Por isso, a prefeitura investe nos cuidados da saúde auditiva e realiza exames auditivos em seus servidores. A audiometria é o exame essencial para prevenção e tratamento de problemas auditivos.

A audiometria é realizada para medir a capacidade de uma pessoa para ouvir diferentes sons, tons ou frequências. O exame é feito com fones de ouvido, em cabine acústica, e identifica possíveis alterações auditivas. A audiometria fornece informações como o tipo e o grau de perda auditiva, que são fundamentais para determinar o tipo de tratamento mais indicado.

Segundo o técnico Robert Rocha, “a avaliação audiométrica é uma importante medida de prevenção, já que ajuda a detectar precocemente qualquer alteração que venha a prejudicar o trabalho e a qualidade de vida do servidor.”

O exame audiométrico além de ser um exame ocupacional é um exame exigido para motoristas profissionais pelo Contran.

Os servidores ocupantes dos cargos de operadores de máquinas pesadas, motosserra, roçadeiras e motoristas profissionais foram todos submetidos ao exame durante a execução do PCMSO 2021/2022

O que é o PCMSO
O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), é uma importante ferramenta para a preservação da saúde dos servidores municipais.

O PCMSO é obrigatório e pode, ainda, exigir a fiscalização do ambiente de trabalho para verificar possíveis riscos que possam afetar a saúde dos colaboradores. Sobretudo, ele procura identificar especificamente as doenças diretamente relacionadas ao trabalho.

Servidor, acompanhe as convocações publicadas no Bape.