Prefeitura realizou ação de luta antimanicomial da Matriz

No sábado (dia 14) as equipes da Saúde Mental da Prefeitura realizaram ação da luta antimanicomial na Praça da Matriz. A ação contou venda de produtos artesanais feitos pelos pacientes atendidos no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), informações sobre a luta antimanicomial, lanche, oficina de desenho, aferição de pressão arterial, apresentação de ioga, dança e musical. Veja fotos da ação.

“O resultado foi bem positivo. Muitos usuários participaram e a população de um modo geral compareceu. Foi muito bacana realizar e participar deste evento que faz parte da nossa luta que é a causa antimanicomial”, afirmou a coordenadora da Saúde Mental, Cristina Ferreira.

“Nós temos que combater a política que pessoas com problemas mentais devem ser tratadas em manicômios. Admiro muito o trabalho da Saúde Mental que está aqui. Nós não podemos fazer uma política de exclusão das pessoas com sofrimentos mentais. Temos que incluí-las à sociedade”, afirmou o autônomo, Joel Carlos que acompanhou a ação.

Luta antimanicomial e inauguração do Caps AD – Na quarta-feira (dia 18) será comemorado do Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O movimento se caracteriza na luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental com tratamentos humanizados que integrem os pacientes à sociedade ao invés de isolá-los em manicômios.

No mesmo dia, a Prefeitura inaugurará a sede própria do Caps-AD. Participe, a inauguração será às 8h30 na Rua Geraldo do Tonho, 77, Bairro São Geraldo.