Prefeitura realizou o 1º LIRAa de 2023

A situação é preocupante e o combate ao mosquito da dengue é uma função de todos nós

A Prefeitura realizou o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo Mosquito Aedes aegypti (LIRAa) de 2023. De acordo com os dados, a presença do mosquito em Bom Despacho aumentou em comparação com o ano passado.

O índice predial, que mostra a porcentagem de imóveis com a presença do mosquito, está em 16,7%. O levantamento também apontou que 95% dos focos foram encontrados dentro das residências e 5% em terrenos baldios.

O levantamento também mostra que o índice de breteau, que mostra o número de depósitos positivos para cada 100 imóveis pesquisados, está em 32,8%.

Locais onde foram encontrados larvas positivas do vetor Aedes aegypti: ralinhos, vasos de plantas, bebedouros de animais, tambores, gavetas de geladeiras, vasos de plantas, caixas d’água, plantas aquáticas, baldes, regadores de plantas, canaletas, botas, lonas e vasilhas.

Siga as recomendações e proteja sua família – Separe de 5 a 10 minutos por dia para limpar seu quintal de materiais que podem acumular água. Lembre-se que o mosquito Aedes aegypti é responsável pela transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

“A situação é muito preocupante estamos com um índice alto, que requer cuidado e alerta, a maioria dos focos foram encontrados em objetos espalhados nos quintais que receberam água das chuvas. Estas situações podem ser facilmente evitadas se os moradores manterem seus quintais e terrenos livres de possíveis depósitos de água”, destaca a gerente da Vigilância Epidemiológica, Júnia Sousa.