Prefeitura recomenda medidas preventivas contra o coronavírus

O rápido espalhamento do coronavírus e o grande número de casos confirmados fez com que a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificasse a situação como pandemia. Nestas circunstâncias, é recomendável que todos tomem medidas acautelatórias. Estas são de duas naturezas. A primeira, para prevenir seu espalhamento; a segunda, para identificar e tratar rapidamente os casos de contaminação. Nesta segunda está o isolamento do suspeito de ter contraído a doença.

Hoje (12 de março) o Brasil tem 80 casos confirmados e 1.427 casos suspeitos aguardando resultados dos exames. Um destes casos está em Divinópolis, muito perto de Bom Despacho.

O que se nota é que o vírus está entrando repetidamente no Brasil mediante principalmente voos internacionais. Isto significa que está atingindo, principalmente, cidadãos de mais alta renda que viajaram para a Europa e para a Ásia. No entanto, há o enorme risco de se espalhe para a população em geral especialmente em metrôs, trens, ônibus, estádios de futebol, festas populares, templos religiosos. Enfim, onde há aglomerações. Se isto acontecer – o que poderá acontecer a qualquer momento – o alastramento será muito rápido e poderá paralisar o sistema de saúde.

Assim sendo, a fim de evitar o pior, a Prefeitura recomenda a todos:

a) Evitar aglomerações e locais fechados tanto quanto possível. Isto inclui estádios, cinemas, trens, ônibus, templos religiosos;

b) Lavar as mãos com frequência. Basta sabão e água;

c) Ao tossir, proteger a boca e o nariz, evitando espalhamento de qualquer partícula que venha dos pulmões, da garganta, da boca;

d) Em caso de suspeita (tosse, febre, coriza e outros sintomas e sinais parecidos com o da gripe), procurar imediatamente sua Equipe de Saúde da Família. Ao mesmo tempo, evitar contatos com parentes e amigos até que o caso fique esclarecido.

Mais atenção:

a) Nem todo espirro, tosse ou dor indica a presença do coronavírus. Especialmente numa época em que estamos tendo dengue e está chegando a temporada da gripe;

b) A maioria dos pacientes não precisa de internação. O tratamento deve ser feito em casa, no máximo isolamento possível. Só devem ir para o hospital casos graves, especialmente aqueles que envolvem idosos, crianças e pessoas que já sofrem de outras doenças.

Quarentena

As equipes de saúde poderão determinar o isolamento imediato (quarentena) de qualquer pessoa que esteja com indícios convincentes de serem portadores do coronavírus.