Prefeitura representa BD em plenária do Conaq sobre o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Relatos de participantes da plenária do Conaq sobre o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Crédito: Conaq.

Domingo (dia 25) foi o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Para marcar a data, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) realizou plenária online sobre para discutir o tema como ser mulher quilombola livre e empoderada lutando contra a violência e o racismo nos tempos atuais.

A coordenadora de Igualdade Racial de BD, Maria das Graças Epifânio, participou da plenária. “Hoje nós mulheres estamos conscientes que a luta pela resistência não só depende de nossas falas mas sim de nossas atitudes e mudanças”, afirmou Graça.

Participaram mais de 65 mulheres e homens quilombolas de 20 Estados que apresentaram relatos e denúncias sobre as vivências, sobrevivências, ausências do Estado ou sua presença repressiva, bem como todos os tipos de violações.