Prefeitura sediou encontro da Rede BARCOS para fortalecer Bancos de Alimentos na região

Conheça também o trabalho do Banco de Alimentos de Bom Despacho.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, promoveu encontro dos gestores de banco de alimentos da Rede de Bancos de Alimentos das Regiões Centro-Oeste e Sul do Estado de Minas Gerais (Rede BARCOS). Veja fotos do encontro.

Os encontros da Rede BARCOS são mensais e acontecem em cada um dos municípios participantes da rede. O objetivo foi a apresentação de experiências exitosas e a troca de experiências entre os bancos, sua operacionalização e o manejo, além de promover a discussão sobre as decisões a serem tomadas pelos bancos de alimentos participantes da rede BARCOS e sobre a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

Participaram deste encontro gestores municipais de Segurança Alimentar e Nutricional, Secretários de Desenvolvimento e Assistência Sociais de diversas cidades que compõe a REDE BARCOS, vereadora de Divinópolis e Bom Despacho, a Vice-prefeita de Martinhos Campos e os técnicos e Coordenadores dos Cras, Coordenadoria de Igualdade Racial e a nutricionista de nosso Banco de Alimentos de Bom Despacho.

No encontro, o prefeito Doutor Bertolino prestou homenagem para apoiadores do Banco de Alimentos de BD: André Luís e Roberto de Melo Queiroz. “A Rede BARCOS é uma conexão entre o que pode ser desperdiçado com quem está precisando. Isso é um trabalho fabuloso e digno de todos os louvores”, afirmou o prefeito Doutor Bertolino.

“Receber e sediar o encontro da Rede BARCOS em nossa cidade é motivo de muita alegria e satisfação. Estamos no caminho certo, com apenas 1 ano de funcionamento de nosso Banco Municipal de Alimentos, já captamos e ofertamos mais de 17 toneladas de alimentos, os quais contribuíram para reforçar a alimentação saudável em nossas instituições sociais”, disse Eduardo Costa, secretário de Desenvolvimento Social.

Saiba mais sobre o Banco de Alimentos de Bom Despacho: O Banco de Alimentos faz parte da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PMSAN) implantado em Bom Despacho em 2021 pela Lei 2.813. O seu objetivo é captar doações de alimentos e promover sua distribuição, diretamente ou por meio de entidades previamente cadastradas, às pessoas ou famílias em estado de vulnerabilidade alimentar e nutricional, acompanhadas ou não por entidades assistenciais, contribuindo diretamente para a diminuição da fome.

Neste ano, o Banco de Alimentos de BD recebeu cerca de três toneladas de alimentos doados no Rodeio Show em setembro deste ano. Em março, o Banco de Alimentos de BD distribuiu mais de 2,5 toneladas de alimentos, sendo que 1,5 tonelada de alimento não perecível foi doada pelos participantes do Festival de Especiarias. Ao todo em 2023 foram distribuídas 17,4 toneladas de alimentos.

Entidades cadastradas no banco: Associação do Congado Real de Tradições Mineiras, Associação dos Deficientes de Bom Despacho, Asilo São josé, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, Metástase do Amor, Comunidade Terapêutica Bem Viver, Aliança Bondespachense de Assistência e Promoção e Santa Casa de Bom Despacho.