Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Prefeitura vai construir barraginhas de graça para produtores dedicados à agricultura familiar

Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Barraginhas fazem a água da chuva infiltrar-se no solo e melhoram resultados da agricultura

Secretário Saul Pádua

A Prefeitura, através de convênio firmado com a Embrapa e tendo o apoio da Petrobras, vai construir de graça mais de 100 barraginhas na região do Engenho do Ribeiro.

Barraginhas são bacias de contenção feitas no terreno para reter água da chuva e provocar sua infiltração no solo, evitando que ela escorra. “A barraginha ameniza estiagens, propicia plantios de lavouras, hortas, pomares, canaviais e abertura de cacimbas, que possibilitam a produção de alimentos, o consumo humano e animal, além de geração de excedentes comercializáveis”, informa a Embrapa.

Dia de campo

Para mostrar as vantagens das barraginhas, Prefeitura e Embrapa realizam sexta-feira (22/2), no Engenho do Ribeiro, um dia de campo sobre o tema. O evento começa às 9:30 horas no Salão Paroquial do Engenho com palestra do agrônomo Luciano Cordoval, responsável pelo Projeto de Barraginhas na Embrapa Sete Lagoas. Em seguida haverá demonstração prática com a construção de uma barraginha na Fazenda Olhos d’Água, do produtor Domingos Sávio do Couto.

Outras regiões

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Saul Pádua, informou que a prioridade é beneficiar produtores que se dediquem à agricultura familiar.

Depois de atender à região do Engenho o Projeto Barraginhas terá continuidade e novos convênios serão feitos para beneficiar os produtores de outras áreas do município.

Informações pelo telefone 3521.3675 na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Agricultura.

Imprimir