Prepare-se para o período de chuvas

Defesa Civil orienta que população tome cuidados simples para evitar transtornos enormes

Há previsão de chuva para os próximos meses. Por isso é importante que todos tomem cuidados simples. Antes da chuva limpe telhados, calhas e ralos. Retire entulhos dos quintais e não jogue lixo nas ruas. Se for preciso faça manutenção no telhado da residência.

Durante chuvas fortes fique atento ao nível de subida das águas. Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso. Desligue aparelhos elétricos das tomadas e fique longe de janelas. Também não retire roupas do varal. Somente use o telefone em casos de emergência. Já nos casos de maior gravidade com infiltração, rachadura ou barulhos estranhos, saia do local imediatamente.

Se estiver no carro durante chuvas fortes fique em local alto e espere o nível da água baixar. Não pare próximo de postes ou árvores. Ao atravessar poças mantenha a aceleração contínua em primeira marcha e fique longe do carro da frente.

A Defesa Civil também recomenda alguns cuidados para quem viajará:

• Faça a revisão de seu veículo;
• Utilize pneus em bom estado de conservação;
• Evite distrações e não utilize o celular enquanto dirige;
• Tenha cuidado com a aquaplanagem;
• Se a chuva estiver muito forte, pare o carro em local seguro e só volte a trafegar quando as condições melhorarem;
• Evite fazer ultrapassagem;
• Em caso de vias alagadas espere o nível da água baixar para voltar a trafegar;
• Se beber, não dirija;
• Nunca dirija cansado ou com sono.