Protocolo de Manchester melhora atendimento no PA

Pa

O Pronto Atendimento (PA) de Bom Despacho utiliza o sistema do Protocolo de Manchester. O Protocolo é universal e facilita os atendimentos médicos de Urgência e Emergência. Para isso leva em conta a classificação de risco do paciente. O objetivo é definir a ordem dos atendimentos.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Neide Duarte o sistema apresenta bons resultados. Na hora em que o paciente chega ao PA ele passa pela triagem onde a enfermeira define sua classificação de atendimento.

A ordem do atendimento depende do quadro clínico de cada paciente e não de quem chega primeiro ou ocupa o primeiro lugar da fila. Os casos graves terão sempre prioridade.

A Classificação de Risco é dividida em cinco cores: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde e Azul. Cada cor corresponde ao tempo que o paciente pode esperar pelo atendimento. Esse tempo é classificado pelo seu estado de saúde verificado no processo de triagem.