PSF da cidade trabalhou o Dia das Mães com promoção à saúde

No ultimo dia 10 de maio, o PSF Esplanada realizou um grande evento pelo Dia das Mães. Durante as atividades matinais da unidade foi feito um trabalho educativo aliando a data à promoção da saúde. O dia teve atividade física com alongamentos e caminhada, associada às palestras. As falas dos profissionais de saúde destacaram a importância das mães nas ações de saúde da família. O melhor de tudo ficou para o final dos trabalhos no Salão Comunitário do Bairro Esplanada. O sorteio de uma utilidade doméstica entre as participantes deixou a festa ainda mais alegre.

Ao longo das duas semanas iniciais de maio, a equipe da família da localidade buscou os recursos para desenvolver o projeto. A comunidade foi envolvida com inúmeros esforços elaborados por todos colaboradores daquela unidade. Nas salas de espera foi incorporada os encintemos a saúde da mulher. Nas puericulturas, as mães foram colocadas como aliadas na atenção a criança. Nas consultas médicas e de enfermagem, a mãe era vista como uma líder no domicílio, encurtando a chegada ao doente. O grupo de caminhada foi usado como uma forma de recreação das parceiras pretendidas.

Aqueles que servem à comunidade ratificam a ideia de que é preciso apostar neste foco para conseguir algo no futuro. O agente de saúde Alan, coloca a vontade coletiva como única maneira de se obter resultados. Assim ganha a sociedade e gestores. O médico da família diz está satisfeito com o múltiplo apóio de seus colegas de equipe. David de Pádua Ribeiro tem a consciência de que seu desempenho melhora com a superação de agentes e enfermagem.

As dezenas de mulheres ali presentes foram ao delírio com a ultima atração da manhã. Uma mensagem foi ofertada a cada mãe em especial. Em seguida, aconteceu o mais aguardado por todas. Foi sorteada uma misseira elétrica entre as participantes. A premiação foi um esforço concentrado pela equipe, SEMUSA e entidades públicas e privadas. Ana Célia de Mendonça Santos levou para casa o objeto de desejo. O sorriso pela aquisição foi contrastado com o desejo de buscar mais pela sua saúde. O que ratifica o real sentido de fazer saúde com qualidade.

Alan de Oliveira 11 de maio 2011.