Queda na arrecadação e falta de apoio estadual e federal continuam arrochando prefeituras

Queda do FPM aperta municípios.jpgA contínua queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do ICMS unida aos cortes de investimentos que os governos federal e estadual vêm fazendo continua dificultando o trabalho das prefeituras mineiras. A situação é grave. No final do ano passado, Morada Nova decretou estado de calamidade administrativa, calamidade financeira e calamidade pública. Em Estrela do Indaiá, a prefeitura fechou as portas por cinco dias. Em Lavras, os servidores receberam míseros 0,01% de aumento.

Para tentar driblar a crise, Divinópolis está parcelando os salários e São Gonçalo do Pará não está nem conseguindo pagar os servidores. “A situação é preocupante. Por isto estamos trabalhando duro e economizando onde é possível. Continuaremos administrando bem nossos recursos para manter os investimentos em saúde, educação, limpeza urbana, infraestrutura”, afirma o Prefeito Fernando Cabral.

Diante da situação, os prefeitos da região se revoltaram. Dia 24 de agosto, centenas de prefeituras ficarão de portas fechadas. Clique aqui para ler a matéria do G1 sobre o movimento organizado pela Associação Mineira de Municípios.