O canal da Rádio Central publicou matéria a respeito das chuvas fortes que estão caindo em Bom Despacho. Siga as recomendações e tome cuidado.
Evite boatos e rumores:
Fique calmo e acalme as pessoas em desespero. Em caso de risco ligue para os Bombeiros (193), Polícia Militar (190) ou Defesa Civil (0800 285 3737). Além disso, siga as instruções emitidas pelos órgãos oficiais.
Enquanto não estiver chovendo:
Limpe telhados, calhas, ralos, esgotos. Retire entulhos dos quintais. Não jogue lixo nas ruas. Reforce ou escore muros e paredes pouco confiáveis.
Durante chuvas fortes:
Fique atento ao nível de subida das águas. Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso. Desligue aparelhos elétricos das tomadas e fique longe de janelas. Não retire roupas do varal e use o telefone somente em casos de emergência. Nos casos de maior gravidade com infiltração, rachadura ou barulhos estranhos, saia do local.
Se estiver no carro durante chuvas fortes:
Fique em local alto e espere o nível da água baixar. Não pare o carro próximo de postes ou árvores. Cuidado: poças de água podem ocultar crateras. Ao atravessar poças mantenha a aceleração contínua em primeira marcha. Fique longe do carro da frente.