Revitalização do Entorno da Cruz do Monte

A região da Cruz do Monte é de grande interesse histórico e cultural para Bom Despacho. Além de ser a área de início do povoamento da cidade, abriga o Cruzeiro e a Capela, bens patrimoniais da cidade. Mesmo com seu potencial histórico e turístico, a região não recebeu a devida atenção por anos. Por isso, com o intuito de valorizar e potencializar a área como patrimônio cultural e atrativo turístico, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Fundação Bom Despacho, está realizando uma intervenção que, além de necessária para melhorar a área, contribuirá para o aumento de visitações e interesse da população.

Para viabilizar a execução do projeto se faz necessária a alteração da jardinagem do canteiro central. Tal alteração foi pensada por profissionais que buscaram uma arborização e vegetação apropriada para o local, de forma que a área se torne mais harmoniosa e ambientalmente significativa. Por isso, algumas árvores presentes no canteiro central serão removidas, pois apresentam avarias comprovadas em suas raízes e oferecem dano ao patrimônio público e particular, conforme Lei Municipal 2.230/2011. Tal remoção já havia sido solicitada por ofício pelos moradores do entorno à Secretaria Municipal de Meio Ambiente que, através de análise biológica, comprovou a necessidade de remoção das referidas árvores.

Salientamos que outras árvores serão replantadas de forma adequada, tudo conforme parecer técnico no processo n°1320/2024. Desta forma, esclarecemos que tudo está sendo feito cautelosamente e em respeito às normas ambientais vigentes.

As árvores removidas serão apenas as que forem necessárias, uma vez que o projeto prevê a manutenção de algumas árvores preexistentes e o plantio de novas árvores nativas e apropriadas.

O objetivo é valorizar! Potencializar! Revitalizar uma região que merece mais atenção de todos, do Poder Público e da sociedade. Convidamos o povo de Bom Despacho a abraçar a causa pela revitalização de um espaço que remete às nossas tradições, à nossa memória coletiva. E pedimos que, em caso de dúvidas, procurem a Secretaria de Cultura e Turismo.