Sábado será Dia D de vacinação contra gripe e sarampo

No próximo sábado (dia 30) a Prefeitura realizará Dia D de vacinação contra a gripe e sarampo. A ação acontecerá de 8h às 16h em todas as unidades básicas de saúde.

Público alvo – Na oportunidade serão vacinados contra a gripe cidadãos com 60 anos de idade ou mais, trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Receberão vacina contra sarampo os trabalhadores da saúde e crianças com idade de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Sobre a vacinação de trabalhadores da saúde – O trabalhador da saúde precisa apresentar vínculo empregatício de serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade.

Entende-se como trabalhadores da saúde aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde. Sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio – como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros.

Incluem-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.