Saúde recebe capacitação sobre Hipercolesterolemia Familiar

Doença genética causa nível elevado de colesterol saude

A equipe de saúde da Prefeitura participou de capacitação sobre Hipercolesterolemia Familiar, no final de fevereiro. A doença é genética e apresenta nos pacientes níveis elevados de colesterol, indiferente de hábitos alimentares. Esses indivíduos possuem risco alto de desenvolver doenças cardiovasculares e por isso, necessitam de tratamento adequado.

A Hipercolesterolemia Familiar e uma doença rara, causada por uniões de pessoas consanguíneas. Bom Despacho apresenta índice elevado desses casos e por isso, a importância de capacitar os profissionais da saúde. A doença não tem cura, mas pode ser controlada por meio de alimentação saudável e hábitos adequados.

Técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina ministraram o curso para médicos, enfermeiros, nutricionistas, biomédicos e gerentes da atenção primária, secundária e epidemiologia da Secretaria de Saúde de Bom Despacho.