Secretaria de Meio Ambiente realiza Campanha Natal Consciente

Equipe está realizando ações educativas sobre destinação correta do lixo no comércio próximo à Praça da Matriz

Fiscal Ana Rita e Josileide, da Frango e Companhia.

Como parte da Campanha Natal Consciente, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente estará nos comércios próximos à Praça da Matriz hoje e amanhã (28 e 29) realizando ações de fiscalização educativa. As ações pretendem conscientizar os cidadãos e comerciantes acerca do consumo sustentável, separação e descarte correto do lixo.

“O Natal é uma época do ano em que a quantidade de resíduos gerados aumenta consideravelmente tanto no comércio, quanto nas residências. Além dos embrulhos e caixas de presentes, tem-se a chegada de mais mercadorias nas lojas. Tudo isso, associado ao consumo exagerado, contribui para este aumento”, adverte a engenheira ambiental da Prefeitura, Ana Cláudia.

Neste natal, seja mais consciente. Comece a separar o lixo – “A separação do lixo é essencial para a destinação correta dos resíduos. Se não houver separação, o papelão, por exemplo, perde seu valor de venda se estiver sujo de gordura. Por isso a importância da separação”, ressalta a fiscal de Meio Ambiente, Eliane de Souza. Confira como separar o lixo.

Josileide de Oliveira, que trabalha na Frango e Companhia também comenta sobre a importância da separação do lixo. “É muito importante começar a reciclar, separar a comida, o lixo orgânico, dos plásticos, papeis. Depende da gente essas ações, ter essa consciência com o meio ambiente”, diz Josileide.

Atenção! Saiba como separar o lixo corretamente:

a) Coloque o lixo numa sacola na frente da sua casa, condomínio ou estabelecimento comercial.

Obs.: Condomínios e estabelecimentos comerciais que produzam maior volume de lixo, estes devem ser armazenados em containers.

b) Lixo úmido e não reciclável você coloca para fora na segunda, quarta e sexta;
c) Lixo seco você coloca para fora na terça e quinta.

Acompanhe o caminhão de lixo e veja quando ele passará para recolher o lixo.