Janeiro é um mês de reflexões sobre as realizações do ano que passou, estabelecimento de metas para ano que seguirá. Pensando nisso, foi criado um movimento social “Janeiro Branco”, que promove a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional, algo que gera impactos preocupantes em nossa sociedade.
A Secretária de Saúde e psicóloga, Tamara Bicalho, alerta sobre a importância de cuidar da saúde mental, que define o nosso bem-estar biopsicossocial.
“A saúde mental vai muito além de que não possuir doenças e transtornos psiquiátricos. Requerer uma capacidade de equilibrar as emoções e desafios da vida. Por isso a importância de prevenir e cuidar”, destaca Tamara.
Saiba mais – Em Bom Despacho, durante todo o ano, há apoio a todos os indivíduos que se propõem a construir uma vida saudável, com mais saúde mental e menos sofrimento psíquico. No serviço público, há várias ações de prevenção e promoção à saúde física e mental nas Unidades Básicas de Saúde.
Em caso de adoecimento psíquico grave ou de crises, o local indicado para atendimento é o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II ou CAPSAD . Fora de seu horário de funcionamento, deve-se procurar o serviço de Pronto Atendimento.