Secretaria de Saúde humaniza transporte de pacientes

Eles recebem atenção especial dos motoristas antes e durante as viagens

Maria Madalena

Maria Marlene

Dona Maria Marlene da Silva vai a Belo Horizonte constantemente tratar o coração. Por causa da saúde debilitada, o trajeto até a capital se torna mais longo e cansativo. São cerca de seis horas de viagem de ida e volta. Ela divide essa realidade com muitos outros pacientes que também utilizam o serviço de transporte da Prefeitura.”Antes, era muito difícil. Agora a realidade é outra”, afirma a dona de casa.

Pensando em amenizar o sofrimento de milhares de pessoas que viajam para cuidar da saúde, a Secretaria de Saúde humanizou seu atendimento. Além de receber  transporte, os pacientes tem atenção e doses de bom humor. “Com os motoristas nos tratando tão bem, a vigem fica menos penosa”, conta Dona Maria.

Para os passageiros, a viagem se tornou mais simpática. “Eles (os motoristas) perguntam o tempo todo se precisamos de algo. Antes, tínhamos que ligar para saber se viriam nos buscar. Agora, eles nos ligam perguntando onde estamos e quando sairemos”, destaca.

“Eles também dirigem com muito cuidado. Quero agradecer especialmente a atenção dos motoristas Lázaro, Sérgio e Adilson, que me levaram recentemente”, completou.

Cuidado com os pacientes – O gerente de Transporte da Secretaria de Saúde William Roberto de Jesus conta  que os motoristas são instruídos com relação à condução dos veículos e comportamento com os pacientes. Eles precisam dirigir devagar e tratar com respeito os passageiros. “Também orientamos para que eles estejam calmos e tranquilos para dirigirem bem. Os pacientes já estão fragilizados com problemas de saúde e não precisam ficar nervosos com uma viagem corrida”, disse.

Os condutores sempre estão em contato com a Secretaria de Saúde para sanar dúvidas ou problemas durante a viagem. Atualmente a Prefeitura faz mais de 80 viagens mensais para levar pacientes que precisam de tratamento fora.