Secretaria de Saúde toma providências para combater a gripe H1N1

A Secretaria confirmou o terceiro caso de gripe H1N1 em Bom Despacho. Para combater a doença no município, a Vigilância Epidemiológica realizou capacitação com médicos e enfermeiros para a prevenção, tratamento e controle da gripe.

“O objetivo é alinhar algumas condutas perante o Ministério da Saúde, desenvolver formas para um diagnóstico mais rápido e preciso no caso da doença, além de formas de tratamento” ressalta o gerente de Vigilância Epidemiológica, Fernando Júnior.

Sintomas: Os sintomas são bem parecidos com o da gripe comum. Febre alta, tosse seca, dor muscular e às vezes diarreria. Caso perceba tais sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou vá ao pronto atendimento.

Cuidados: Evitar abraços, beijos e apertos de mão; evitar permanecer em ambientes fechados; deixar as janelas abertas para que o ar circule; lavar as mãos com álcool gel;  lavar bem as mãos após contato com superfícies comuns como maçanetas e corrimãos