Selo Postal marca 50 anos da história da Biblioteca Municipal

Durante a solenidade, Secretaria de Cultura homenageou “amigos” do espaço

prefeito e selo

O Prefeito Fernando Cabral com o Gerente Regional dos Correios, Júlio Magalhães

Em 1964 o então vereador Tarcísio Leite criou um projeto de lei que criava uma biblioteca em Bom Despacho. “Naquela época era muito difícil adquirir livros, não havia sequer livrarias para comprar os volumes”, lembrou Leite. Depois de conseguir o apoio dos demais vereadores e aprovar a lei, a Biblioteca Municipal nasceu. Inicialmente em um pequeno espaço no prédio da Prefeitura, onde também funcionava a Câmara.

Tarcísio

Sr. Tarcísio

50 anos depois, a Biblioteca Municipal comemora aniversário com vasto e rico acervo. São mais de 30 mil livros da literatura universal, mais de sete mil leitores cadastrados e média de 12 mil empréstimos por mês. “Hoje, a Biblioteca de Bom Despacho é uma das maiores e mais completas da região do Alto São Francisco”, destacou a secretária de Cultura Tânia Nakamura.

Para marcar essa história, a Secretaria de Cultura está organizando diversas atividades. Entre elas, o lançamento de um Selo Postal. A solenidade aconteceu ontem (4), na própria biblioteca, com a presença de autoridades e personalidades que participaram ou participam desses 50 anos.

Wagner

Wagner Cruz faz parte dos “amigos”da biblioteca

O Prefeito Fernando Cabral participou do lançamento e ressaltou a importância dos livros. “Sou um apaixonado por livros. Tenho várias obras, inclusive versões eletrônicas no celular. Leio em todos os intervalos do dia; enquanto espero o atendimento do dentista, do médico e assim aproveito melhor meu tempo”, afirmou. Cabral também lembrou da importância de incentivar a leitura. “A Prefeitura comprou mais de oito mil livros para as escolas. Queremos que as crianças se familiarizem com eles e desde cedo tenham o hábito de leitura e, claro, frequentem a Biblioteca Municipal”.

Márcia

Homenageados – Nos 50 anos da Biblioteca Municipal muitas pessoas contribuíram com o desenvolvimento do espaço. Algumas delas foram homenageadas ontem, pela Secretaria de Cultura. O ex-voluntário e vice-presidente da Associação Amigos da Biblioteca Wagner Cruz foi um deles. “Me sinto um eterno voluntário e trabalho para manter viva a biblioteca”, disse.

Julia

Júlia também foi homenageada

Os leitores também foram homenageados. A comerciante Márcia Maria Gontijo se diz uma apaixonada por livros. Ela lê em média seis volumes por mês e incentiva a prática entre os filhos. “Fiquei feliz com a homenagem, realmente não esperava”, afirmou. Com apenas sete anos, Júlia Santos já lê quatro livros por mês. Ela é usuária da biblioteca e ressaltou que devolve todos os livros no prazo certo. “Gosto muito de ler e adorei receber essa homenagem”, contou.

Clique aqui para conferir os nomes de todos os homenageados