Servidor, faça seu trabalho com segurança

O Brasil está no 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho. Segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o número de casos de acidentes de trabalho registrados em média no Brasil passa de 700 mil por ano.

Fator agravante: Pandemia da Covid-19.

Detentora de 10% dos acidentes de trabalho, a Covid-19 tem sido a maior causa de afastamento. No terceiro trimestre de 2020, a Covid-19 respondeu por 1 de cada 10 acidentes de trabalho no país e foi o principal motivo de afastamento profissional neste mesmo período. A doença afastou mais de 10 mil trabalhadores de julho a setembro, o que foi um aumento de mais de 200% em relação aos três meses anteriores. Minas Gerais foi um dos cinco estados onde mais foram registrados casos de afastamento da Covid-19 neste período.

Abril Verde: Temos que praticar mais prevenção.

Existe um ditado popular que nunca foi tão verdadeiro: “Melhor prevenir do que remediar”. A prevenção é um conjunto de medidas incorporadas na essência da saúde e segurança do trabalho: não há saúde e segurança do trabalho sem antes falar de prevenção.

A prevenção de acidentes de trabalho tem que ser o objetivo de qualquer um em qualquer nível hierárquico, organização e procedimento de trabalho. Minimizar ou eliminar os riscos de qualquer atividade não é um privilégio, mas uma meta a ser atingida e perpetuada por todos nós em nosso dia a dia de trabalho.

Os acidentes de trabalho, muitas vezes, são gerados por práticas inseguras. Eles ocorrem nos momentos em que agimos sem pensar. A partir do momento que agirmos de forma segura e correta antes mesmo de iniciarmos nosso trabalho, não teremos mais acidentes.

Temos que criar o hábito de praticar a prevenção em todos os momentos do nosso trabalho e de nossa vida, inclusive neste momento em que enfrentamos uma pandemia. Seja qual for sua função, desde uma área administrativa, assistencial, operacional, o mais interessado na sua saúde e na sua segurança tem que ser você mesmo. Prevenir nunca é demais.