Sexta-Feira foi marcada por Panelaço contra a Dengue

manifestantes vestiram amarelo como sinal de alerta

A Secretaria Municipal de Saúde está intensificando suas ações no combate ao mosquito da dengue. Para chamar a atenção da população sobre a necessidade do envolvimento de toda comunidade para afastar a doença, a Secretaria, em conjunto com as escolas Chiquinha Soares, Irmã Maria, Miguel Gontijo e Martinho Fidélis, Polícia Militar e o Tiro de Guerra, promoveram nesta sexta pela manhã um panelaço. A concentração foi no final da Avenida das Palmeiras, próximo à quadra de esportes. Depois seguiu pela Avenida Rio Branco, Praça Inconfidência, Rua Dr. Miguel até a Praça da Matriz onde houve novo panelaço.

Muitos participantes estiveram vestidos de amarelo que é o sinal tradicionalmente usado para indicar estado de alerta. A Secretaria informou  já ter indícios do surgimento da dengue com vírus tipo 4 em Bom Despacho o que pode complicar o quadro das pessoas que já tiveram a doença. Leia mais sobre a dengue tipo 4 aqui.

Os sintomas da dengue tipo 4 são semelhantes aos de uma gripe forte, e podem surgir em 6 ou 15 dias após a picada do mosquito, que em geral, não é perceptível, nem coça como as picadas dos mosquitos em geral.

Após a picada, os sintomas da dengue tipo 4 surgem de repente com:

• Dor no fundo dos olhos;
  • Febre alta repentina;
  • Dor nas articulações (juntas);
  • Dor muscular e
  • Cansaço extremo.

Os sintomas da dengue tipo 4 começam a desaparecer por volta dos 15º dia após o início do aparecimento dos sintomas, embora geralmente o cansaço próprios da dengue ainda se mantém por mais tempo.

Quando o paciente é picado uma segunda, terceira ou quarta vez,  o organismo frequentemente produz uma reação exagerada à presença do vírus da dengue, desenvolvendo um tipo de dengue mais grave apresentando uma pressão arterial muito baixa o que que se chama choque hipovolêmico, que pode levar à morte rapidamente.

É importante procurar um médico para fazer a medicação para o alívio dos sintomas e controle da doença porque a toma de analgésicos por conta própria contendo ácido acetil salicílico, pode agravar os sintomas da dengue, sendo contraindicado nesses casos.

A epidemia de dengue é comum no verão, assim como durante todo o ano em regiões quentes e com presença de chuva, porque o mosquito que transmite a doença se desenvolve em temperaturas acima dos 20ºC.

A dengue tipo 4 é a nova versão da dengue que apesar de não ser mais grave do que as do tipo 1, 2 ou 3, os sintomas se manifestam mais intensamente especialmente quando o indivíduo já teve dengue em ocasiões anteriores.