Previna-se contra a gripe: mas se precisar, a Prefeitura está pronta para te ajudar.

Os casos de gripe estão aumentando em todo o País. Por isso e para garantir saúde para você e sua família, adote alguns cuidados. Se entre seus familiares tiver crianças e idosos, redobre a atenção.

Mesmo prevenindo, se você ou algum parente gripar, fique tranquilo. A Prefeitura preparou três unidades de saúde para acolher pacientes com sintomas gripais. Todas têm médicos com equipes qualificadas. Uma delas, a unidade sentinela, ainda conta com médicos extras para agilizar seu atendimento.

Quando ir ao PA? Não sobrecarregue o Pronto Atendimento (PA). Só vá ao PA se seus sintomas estiverem muito fortes ou se estiver fora do horário de atendimento das unidades da Prefeitura.

ONDE FICAM AS UNIDADES QUE ATENDEM PACIENTES COM SINTOMAS GRIPAIS?

• UBS Jardim América – Rua Odílio Antônio da Silva, 578, Bairro Jardim América, de 7h às 11h e de 13h às 17h.
  • UBS Doutor Miguel – Rua Alferes Tavares, 139, Centro, de 7h às 11h e de 13h às 17h.
  • Pronto Atendimento – Praça Irmã Albuquerque, 120 – Centro.
  • Unidade de Atendimento – Atendimento Covid-19 – Rua Fortaleza, 225, Bairro Aeroporto, de 8h às 17h.

COMO PREVENIR A GRIPE?

É fácil. Ao espirrar e tossir cubra nariz e boca. Nesses casos, prefira lenços descartáveis, porque devem ser inutilizados imediatamente após o uso. Além disso, lave as mãos constantemente com água e sabão ou álcool em gel 70%. Também evite tocar as mãos no nariz, boca e olhos.

Sua atitude é muito importante. Se tiver com sintomas gripais evite sair de casa. Se não tiver, evite contato direto ou proximidade com pessoas que estejam.

Ah, lembre-se de não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, talheres, garrafas. Também é importante manter uma alimentação saudáveis, praticar atividades físicas e vacinar-se anualmente.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA GRIPE?

Febre com início repentino, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas:

• dor no corpo, dor de cabeça ou dor nas juntas;
  • corrimento nasal, dor de garganta, rouquidão e tosse;
  • mal-estar, calafrios e dores musculares.