Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde levarão mais cuidado e informação aos pacientes das UBS

Eles são os Agentes de Saúde que fizeram curso técnico e estão ainda mais qualificados para atender a população.

Na foto, Equipe de Saúde em visita domiciliar.

Para que a população tenha ainda mais acesso à saúde e de modo prático, os Agentes Comunitários de Saúde ganharam novas atribuições após concluírem um curso técnico em saúde. Com isso, durante as visitas domiciliares, estes servidores terão conhecimento e condições de orientar as famílias sobre temas mais específicos. Também terão um olhar ainda mais criterioso na hora de coletar informações sobre os pacientes.

Com a nova formação, eles poderão verificar se o cartão nacional de vacina de crianças, adultos, gestantes e idosos estão em dia; orientar e acompanhar a periodicidade das consultas dos pacientes; conferir se os exames e a frequência das consultas de hipertensos e diabéticos estão regulares; aferir pressão arterial, em situações específicas; orientar as mulheres sobre o exames preventivo e a mamografia. Com isso, as pessoas não precisarão ir às UBS em busca dessas informações básicas.

Os Agentes Comunitários qualificados aprenderam 26 disciplinas e passaram por mais de 1.200 horas de curso com profissionais renomados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e estão aptos para atenderem os bom-despachenses.

Os agentes receberão seus certificados de conclusão do curso Técnico de Agente de Saúde, dia 30 de agosto. A iniciativa faz parte do Programa Saúde com Agente, promovido em parceria entre Prefeitura, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde e a UFRS.