Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

UAB Bom Despacho – Abertas inscrições para Curso de Especialização em Ensino de Ciências por Investigação

O Centro de Ensino de Ciências e Matemática (CECIMIG) da Faculdade de Educação da UFMG e o Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG (CAED) fazem saber que estarão abertas, no período de 24 de dezembro de 2012 a 22 de fevereiro de 2013, as inscrições para o Curso de Especialização em Ensino de Ciências por Investigação, que será ofertado no estado de Minas Gerais, no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), no polo de apoio presencial de Bom Despacho. No município serão ofertadas 50 vagas. Confira o edital lendo o restante da notícia.

1. DO CURSO
1.1. O Curso de Especialização em Ensino de Ciências por Investigação será ofertado no Regime Acadêmico de Educação a Distância, com encontros presenciais.
2. DAS VAGAS
2.1. Serão ofertadas 250 (duzentas e cinquenta) vagas, sendo 50 (cinquenta) vagas para cada um dos cinco polos listados no quadro a seguir:
Polo
Número de vagas
Bom Despacho
50
Corinto
50
Governador Valadares
50
Lagoa Santa
50
Sete Lagoas
50
TOTAL
250
2.2. Será cancelada a oferta de curso no Polo em que não houver preenchimento de, no mínimo, 20 (vinte) vagas.
3. DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO
3.1. Os candidatos ao curso devem ser licenciados em Física ou Química ou Ciências Biológicas.
CAED/UFMG – Edital 036/2012 2
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1. Para se inscrever, o candidato deverá conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste edital.
4.2. As inscrições ocorrerão através do preenchimento do requerimento, disponível no endereço eletrônico http://www.cecimig.fae.ufmg.br ,no período de 24 de dezembro de 2012 a 22 de fevereiro de 2013. O requerimento deverá ser enviado eletronicamente.
4.3. Além do preenchimento do formulário eletrônico, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:
a) Cópia da Cédula de Identidade;
b) Cópia do CPF;
c) Cópia do Título de eleitor e comprovantes da última votação;
d) Cópia do certificado militar, para os candidatos do sexo masculino;
e) Cópia do diploma de graduação ou documento equivalente, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido, ou de outro documento que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação até o término do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, ficando tal registro condicionado à prova de conclusão da graduação;
f) Curriculum Vitae;
g) Comprovante de títulos;
h) Histórico Escolar;
i) Comprovante de residência.
j) No caso de candidatos estrangeiros, os exigidos pela legislação específica e a comprovação do domínio instrumental da língua portuguesa.
4.4. Os documentos deverão ser entregues, pessoalmente ou por SEDEX, no CECIMIG:
Faculdade de Educação – UFMG
CECIMIG
Av. Antonio Carlos, 6.627, Pampulha
CEP 31270-901
Belo Horizonte – MG
4.5. Os documentos deverão ser entregues, impreterivelmente, até o dia 22 de fevereiro de 2013. Não serão aceitos documentos recebidos após essa data.
4.6. O CECIMIG e o CAED não se responsabilizam pela inscrição de candidatos que não tenham comunicado, no prazo das inscrições, eventuais problemas no envio do formulário eletrônico.
5. DO PROCESSO SELETIVO
5.1. O processo seletivo será constituído de duas etapas:
a) 1ª etapa: Prova Escrita, com duração de duas horas, no valor de 100 (cem) pontos;
CAED/UFMG – Edital 036/2012 3
b) 2ª etapa: Prova de Títulos, no valor de 100 (cem) pontos.
5.2. A Prova Escrita, de caráter eliminatório, constará de questões abertas destinadas a avaliar a capacidade de leitura, interpretação, produção de textos, argumentação e análise de situações comuns à sala de aula de Ciências Naturais.
5.3. O candidato que não obtiver 60 (sessenta) pontos na Prova Escrita será eliminado.
5.4. A Prova de Títulos, de caráter classificatório, consistirá da análise de Curriculum Vitae, que será avaliado de acordo com os critérios descritos a seguir:
a) experiência docente na área: 40 (quarenta) pontos;
b) formação acadêmica: 60 (sessenta) pontos.
5.5. A Prova de Títulos só será considerada se o candidato obtiver o mínimo de 60 (sessenta) pontos na Prova Escrita.
5.6. Na Prova de Títulos, somente serão pontuadas as atividades devidamente comprovadas.
5.7. A Prova Escrita será realizada no dia 2 de março de 2013, no respectivo Polo para o qual o candidato se inscreveu.
5.8. A Prova Escrita, com duração de duas horas, será aplicada das 9h30min às 11h30min, contando com a presença de dois professores aplicadores.
5.9. O endereço dos polos conta no Anexo I deste edital.
5.10. Serão aprovados os candidatos que obtiverem a média mínima de 60 (sessenta) pontos.
5.11. Os candidatos serão classificados, em ordem decrescente, até o limite das vagas.
5.12. Ocorrendo empate, serão aplicados os seguintes critérios de desempate:
a) nota da prova escrita;
b) tempo de exercício do magistério na área em que pretende fazer o curso;
c) nota da prova de títulos.
6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
6.1. O resultado final será divulgado no endereço eletrônico do CECIMIG (http://www.cecimig.fae.ufmg.br), no dia 12 de março de 2013.
7. DOS RECURSOS
7.1. O recurso será julgado pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo.
7.2. O recurso deverá ser interposto no prazo de 10 (dez) dias úteis a contar da data de divulgação do resultado, conforme Regimento Geral da UFMG, Subtítulo III – Dos Recursos e da Revisão.
CAED/UFMG – Edital 036/2012 4
7.3. O recurso deverá ser protocolado no CECIMIG, com indicação do nome do candidato e a justificativa que motivou a insatisfação do reclamante.
7.4. Recursos sem a devida exposição de justificativa serão desconsiderados.
7.5. O resultado do julgamento será disponibilizado no endereço eletrônico do CECIMG (http://www.cecimig.fae.ufmg.br).
8. DO REGISTRO ACADÊMICO E DA MATRÍCULA
8.1. O candidato aprovado no processo seletivo de que trata este edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet, no período de 14/03/ até 15/03/2013, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado. A documentação completa dos selecionados será enviada ao DRCA pela Secretaria do Curso até a data 16/03/20112. Candidatos estrangeiros deverão apresentar à Secretaria do Curso, até o último dia definido para a realização do cadastro prévio, o RNE, ou passaporte com Visto Permanente ou Visto Temporário de estudante válido, e documento que comprove filiação. O candidato que apresentou, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, deverá entregar na Secretaria do Programa, até a data 13/03/2013, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação do grau). Não serão aceitas declarações com previsão de conclusão ou de colação. De acordo com o disposto no art. 39, § 2º, do Regimento Geral da UFMG, “cada aluno terá direito a um único registro acadêmico, correspondente a uma só vaga no curso em que foi admitido na UFMG”. Perderá automaticamente o direito à vaga e será considerado formalmente desistente o candidato classificado que não efetuar o Cadastro Prévio na data fixada para a realização desse procedimento ou que não apresentar qualquer dos documentos solicitados neste Edital. O preenchimento de vaga(s) decorrente(s) destas situações será feito mediante convocação de outros candidatos aprovados, observada, rigorosamente, a ordem de classificação segundo a ordem decrescente de pontos obtidos no concurso, até a data limite para envio da documentação ao DRCA. A matrícula dos candidatos aprovados será realizada no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação, de acordo com orientação da Secretaria do Programa, em data a ser divulgada,
9. DO INÍCIO DO CURSO
9.1. O curso terá início no dia 1º de abril de 2013.
10. DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO PROCESSO SELETIVO
10.1. A Comissão Organizadora e a Banca Examinadora serão compostas por três professores designados pelo Colegiado do Curso.
11. DISPOSIÇÕES GERAIS
CAED/UFMG – Edital 036/2012 5
11.1. Todas as publicações referentes a este processo seletivo serão disponibilizadas no endereço eletrônico http://www.cecimig.fae.ufmg.br, sendo seu acompanhamento de inteira responsabilidade do candidato.
11.2. Inexatidão das declarações e irregularidades na documentação, no decorrer do processo ou posteriormente, eliminarão o candidato, anulando-se todos os atos decorrentes da sua inscrição.
11.3. São de inteira responsabilidade do candidato o fornecimento de informações e a atualização de seu e-mail e do endereço residencial durante o processo de seleção, não se responsabilizando o CECIMIG e o CAED por eventuais prejuízos que possa sofrer o candidato em decorrência de informações incorretas ou insuficientes.
11.4. Os casos omissos, no que tange à realização da Seleção, serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo.
11.5. Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer Editais complementares que vierem a ser publicados pelo CECIMIG e pelo CAED.
11.6. Informações adicionais poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico http://www.cecimig.fae.ufmg.br, pelo e-mail cecimig@fae.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-5337.
Belo Horizonte, 30 de novembro de 2012.
Profª Nilma Soares da Silva
Diretora do CECIMIG
Prof. Fernando Selmar Rocha Fidalgo
Diretor de Educação a Distância da UFMG
ANEXO I – ENDEREÇO DOS POLOS
Polo
Telefone
E-mail
Endereço
Bom Despacho
(37) 3522-4503
uab4bd@hotmail.com
Av. Ana Rosa, 1.555
Bairro Ana Rosa (CAIC)
Bom Despacho/MG
CEP 35600-000
Corinto
(38) 3751-3359
cetecuab@gmail.com
Rua Risoleta Lima, 1.040
Bairro Clarindo de Paiva
Corinto/MG
CEP: 39200-000
Governador Valadares
(33) 3221-6716
uab.sec@valadares.mg.gov.br
Colégio Estadual Prefeito Joaquim Pedro do Nascimento
R. Sete de Setembro, 2.479
Centro
CAED/UFMG – Edital 036/2012 6
Governador Valadares
CEP: 35010-172
Lagoa Santa
(31) 3689-5576
glaupi@hotmail.com
Av. Coronel Modestino Gonçalves, 90
Bairro Santos Dumont
Lagoa Santa/MG
CEP: 33400-000
Sete Lagoas
(31) 3772-6289
polouabsetelagoasmg@yahoo.com.br
Av. Prefeito Alberto Moura, 1.111
Bairro Distrito Industrial
Sete Lagoas/MG
CEP: 35702-383
ANEXO I – SELEÇÃO DE CURSISTAS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO
1- PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA
1.1. Programa
1.1.1. Leitura, interpretação e produção de textos,
1.1.2. Argumentação e análise de situações típicas de sala de aula de Ciências Naturais.
1.2. Bibliografia
CARVALHO, Anna Maria Pessoa (org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thompson, 2004.
LIMA. Maria Emilia C. de Castro. MUNFORD, Danusa. Ensinar ciências por investigação: em que estamos de acordo, Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, vol.9, n.1, junho 2007, p.72 a 89. www.cecimig.fae.ufmg/ensaio.
ANDRADE, G.T.B. Percursos Históricos de Ensinar Ciências através de Atividades Investigativas. Ensaio, 13(1), 105-121, 2011.
GIORDAN, Marcelo. O papel da experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola, 10, Nov. 1099.
3 – DA AVALIAÇÃO
O Processo de Seleção de Cursistas será realizado no CECIMIG-FAE/UFMG, no dia 2 de março de 2013, de 9h00 às 12h00. Será desenvolvido em duas etapas:
4 – DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E RESULTADO FINAL
CAED/UFMG – Edital 036/2012 7
4.1. Na primeira etapa (Prova Escrita) será atribuída a seguinte pontuação:
4.1.1. Domínio do conteúdo – 70 (setenta) pontos.
4.1.2. Clareza do texto – 30 (trinta) pontos.
4.2. Na segunda etapa (Análise de Currículum Vitae) será atribuída a seguinte pontuação:
4.2.1. Formação específica – 60 pontos.
4.2.2. Experiência em docência– 40 pontos.
4.4. A nota final do candidato é aquela resultante da média aritmética das notas obtidas nas etapas.
5- Será excluído do processo seletivo ou de qualquer uma de suas etapas o candidato que:
5.1. Não comparecer ou chegar atrasado a uma das etapas do processo de seleção.
5.2.Obtiver a nota zero em uma das provas.
5.3. For surpreendido, durante a realização do Processo de Seleção, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou utilizando livros, códigos, manuais, impressos ou anotações, telefone celular ou quaisquer outros aparelhos de telecomunicações ou, ainda, for responsável por falsa identificação pessoal.
5.4. Deixar de entregar, a quem de direito, a prova escrita, quando houver.
5.5. Deixar de assinar a lista de presença das provas.
5.6. Ausentar-se, temporariamente, do local de prova, sem o acompanhamento do fiscal ou da banca examinadora, após o início da prova.
5.7. Comportar-se de modo a perturbar a realização das provas dos demais candidatos, causando evidente prejuízo a estes.
5.8. Preencher com dados incorretos e inverídicos a ficha de inscrição.
5.9. Deixar de apresentar os documentos solicitados no prazo estabelecido

1. DO CURSO1.1. O Curso de Especialização em Ensino de Ciências por Investigação será ofertado no Regime Acadêmico de Educação a Distância, com encontros presenciais.2. DAS VAGAS2.1. Serão ofertadas 250 (duzentas e cinquenta) vagas, sendo 50 (cinquenta) vagas para cada um dos cinco polos listados no quadro a seguir:PoloNúmero de vagasBom Despacho50Corinto50Governador Valadares50Lagoa Santa50Sete Lagoas50TOTAL2502.2. Será cancelada a oferta de curso no Polo em que não houver preenchimento de, no mínimo, 20 (vinte) vagas.3. DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO3.1. Os candidatos ao curso devem ser licenciados em Física ou Química ou Ciências Biológicas.CAED/UFMG – Edital 036/2012 24. DAS INSCRIÇÕES4.1. Para se inscrever, o candidato deverá conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste edital.4.2. As inscrições ocorrerão através do preenchimento do requerimento, disponível no endereço eletrônico http://www.cecimig.fae.ufmg.br ,no período de 24 de dezembro de 2012 a 22 de fevereiro de 2013. O requerimento deverá ser enviado eletronicamente.4.3. Além do preenchimento do formulário eletrônico, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:a) Cópia da Cédula de Identidade;b) Cópia do CPF;c) Cópia do Título de eleitor e comprovantes da última votação;d) Cópia do certificado militar, para os candidatos do sexo masculino;e) Cópia do diploma de graduação ou documento equivalente, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido, ou de outro documento que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação até o término do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, ficando tal registro condicionado à prova de conclusão da graduação;f) Curriculum Vitae;g) Comprovante de títulos;h) Histórico Escolar;i) Comprovante de residência.j) No caso de candidatos estrangeiros, os exigidos pela legislação específica e a comprovação do domínio instrumental da língua portuguesa.4.4. Os documentos deverão ser entregues, pessoalmente ou por SEDEX, no CECIMIG:Faculdade de Educação – UFMGCECIMIGAv. Antonio Carlos, 6.627, PampulhaCEP 31270-901Belo Horizonte – MG4.5. Os documentos deverão ser entregues, impreterivelmente, até o dia 22 de fevereiro de 2013. Não serão aceitos documentos recebidos após essa data.4.6. O CECIMIG e o CAED não se responsabilizam pela inscrição de candidatos que não tenham comunicado, no prazo das inscrições, eventuais problemas no envio do formulário eletrônico.5. DO PROCESSO SELETIVO5.1. O processo seletivo será constituído de duas etapas:a) 1ª etapa: Prova Escrita, com duração de duas horas, no valor de 100 (cem) pontos;CAED/UFMG – Edital 036/2012 3b) 2ª etapa: Prova de Títulos, no valor de 100 (cem) pontos.5.2. A Prova Escrita, de caráter eliminatório, constará de questões abertas destinadas a avaliar a capacidade de leitura, interpretação, produção de textos, argumentação e análise de situações comuns à sala de aula de Ciências Naturais.5.3. O candidato que não obtiver 60 (sessenta) pontos na Prova Escrita será eliminado.5.4. A Prova de Títulos, de caráter classificatório, consistirá da análise de Curriculum Vitae, que será avaliado de acordo com os critérios descritos a seguir:a) experiência docente na área: 40 (quarenta) pontos;b) formação acadêmica: 60 (sessenta) pontos.5.5. A Prova de Títulos só será considerada se o candidato obtiver o mínimo de 60 (sessenta) pontos na Prova Escrita.5.6. Na Prova de Títulos, somente serão pontuadas as atividades devidamente comprovadas.5.7. A Prova Escrita será realizada no dia 2 de março de 2013, no respectivo Polo para o qual o candidato se inscreveu.5.8. A Prova Escrita, com duração de duas horas, será aplicada das 9h30min às 11h30min, contando com a presença de dois professores aplicadores.5.9. O endereço dos polos conta no Anexo I deste edital.5.10. Serão aprovados os candidatos que obtiverem a média mínima de 60 (sessenta) pontos.5.11. Os candidatos serão classificados, em ordem decrescente, até o limite das vagas.5.12. Ocorrendo empate, serão aplicados os seguintes critérios de desempate:a) nota da prova escrita;b) tempo de exercício do magistério na área em que pretende fazer o curso;c) nota da prova de títulos.6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS6.1. O resultado final será divulgado no endereço eletrônico do CECIMIG (http://www.cecimig.fae.ufmg.br), no dia 12 de março de 2013.7. DOS RECURSOS7.1. O recurso será julgado pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo.7.2. O recurso deverá ser interposto no prazo de 10 (dez) dias úteis a contar da data de divulgação do resultado, conforme Regimento Geral da UFMG, Subtítulo III – Dos Recursos e da Revisão.CAED/UFMG – Edital 036/2012 47.3. O recurso deverá ser protocolado no CECIMIG, com indicação do nome do candidato e a justificativa que motivou a insatisfação do reclamante.7.4. Recursos sem a devida exposição de justificativa serão desconsiderados.7.5. O resultado do julgamento será disponibilizado no endereço eletrônico do CECIMG (http://www.cecimig.fae.ufmg.br).8. DO REGISTRO ACADÊMICO E DA MATRÍCULA8.1. O candidato aprovado no processo seletivo de que trata este edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet, no período de 14/03/ até 15/03/2013, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado. A documentação completa dos selecionados será enviada ao DRCA pela Secretaria do Curso até a data 16/03/20112. Candidatos estrangeiros deverão apresentar à Secretaria do Curso, até o último dia definido para a realização do cadastro prévio, o RNE, ou passaporte com Visto Permanente ou Visto Temporário de estudante válido, e documento que comprove filiação. O candidato que apresentou, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, deverá entregar na Secretaria do Programa, até a data 13/03/2013, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação do grau). Não serão aceitas declarações com previsão de conclusão ou de colação. De acordo com o disposto no art. 39, § 2º, do Regimento Geral da UFMG, “cada aluno terá direito a um único registro acadêmico, correspondente a uma só vaga no curso em que foi admitido na UFMG”. Perderá automaticamente o direito à vaga e será considerado formalmente desistente o candidato classificado que não efetuar o Cadastro Prévio na data fixada para a realização desse procedimento ou que não apresentar qualquer dos documentos solicitados neste Edital. O preenchimento de vaga(s) decorrente(s) destas situações será feito mediante convocação de outros candidatos aprovados, observada, rigorosamente, a ordem de classificação segundo a ordem decrescente de pontos obtidos no concurso, até a data limite para envio da documentação ao DRCA. A matrícula dos candidatos aprovados será realizada no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação, de acordo com orientação da Secretaria do Programa, em data a ser divulgada,9. DO INÍCIO DO CURSO9.1. O curso terá início no dia 1º de abril de 2013.10. DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO PROCESSO SELETIVO10.1. A Comissão Organizadora e a Banca Examinadora serão compostas por três professores designados pelo Colegiado do Curso.11. DISPOSIÇÕES GERAISCAED/UFMG – Edital 036/2012 511.1. Todas as publicações referentes a este processo seletivo serão disponibilizadas no endereço eletrônico http://www.cecimig.fae.ufmg.br, sendo seu acompanhamento de inteira responsabilidade do candidato.11.2. Inexatidão das declarações e irregularidades na documentação, no decorrer do processo ou posteriormente, eliminarão o candidato, anulando-se todos os atos decorrentes da sua inscrição.11.3. São de inteira responsabilidade do candidato o fornecimento de informações e a atualização de seu e-mail e do endereço residencial durante o processo de seleção, não se responsabilizando o CECIMIG e o CAED por eventuais prejuízos que possa sofrer o candidato em decorrência de informações incorretas ou insuficientes.11.4. Os casos omissos, no que tange à realização da Seleção, serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo.11.5. Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer Editais complementares que vierem a ser publicados pelo CECIMIG e pelo CAED.11.6. Informações adicionais poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico http://www.cecimig.fae.ufmg.br, pelo e-mail cecimig@fae.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-5337.Belo Horizonte, 30 de novembro de 2012.Profª Nilma Soares da SilvaDiretora do CECIMIGProf. Fernando Selmar Rocha FidalgoDiretor de Educação a Distância da UFMGANEXO I – ENDEREÇO DOS POLOSPoloTelefoneE-mailEndereçoBom Despacho(37) 3522-4503uab4bd@hotmail.comAv. Ana Rosa, 1.555Bairro Ana Rosa (CAIC)Bom Despacho/MGCEP 35600-000Corinto(38) 3751-3359cetecuab@gmail.comRua Risoleta Lima, 1.040Bairro Clarindo de PaivaCorinto/MGCEP: 39200-000Governador Valadares(33) 3221-6716uab.sec@valadares.mg.gov.brColégio Estadual Prefeito Joaquim Pedro do NascimentoR. Sete de Setembro, 2.479CentroCAED/UFMG – Edital 036/2012 6Governador ValadaresCEP: 35010-172Lagoa Santa(31) 3689-5576glaupi@hotmail.comAv. Coronel Modestino Gonçalves, 90Bairro Santos DumontLagoa Santa/MGCEP: 33400-000Sete Lagoas(31) 3772-6289polouabsetelagoasmg@yahoo.com.brAv. Prefeito Alberto Moura, 1.111Bairro Distrito IndustrialSete Lagoas/MGCEP: 35702-383ANEXO I – SELEÇÃO DE CURSISTASCURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO1- PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA1.1. Programa1.1.1. Leitura, interpretação e produção de textos,1.1.2. Argumentação e análise de situações típicas de sala de aula de Ciências Naturais.1.2. BibliografiaCARVALHO, Anna Maria Pessoa (org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thompson, 2004.LIMA. Maria Emilia C. de Castro. MUNFORD, Danusa. Ensinar ciências por investigação: em que estamos de acordo, Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, vol.9, n.1, junho 2007, p.72 a 89. www.cecimig.fae.ufmg/ensaio.ANDRADE, G.T.B. Percursos Históricos de Ensinar Ciências através de Atividades Investigativas. Ensaio, 13(1), 105-121, 2011.GIORDAN, Marcelo. O papel da experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola, 10, Nov. 1099.3 – DA AVALIAÇÃOO Processo de Seleção de Cursistas será realizado no CECIMIG-FAE/UFMG, no dia 2 de março de 2013, de 9h00 às 12h00. Será desenvolvido em duas etapas:4 – DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E RESULTADO FINALCAED/UFMG – Edital 036/2012 74.1. Na primeira etapa (Prova Escrita) será atribuída a seguinte pontuação:4.1.1. Domínio do conteúdo – 70 (setenta) pontos.4.1.2. Clareza do texto – 30 (trinta) pontos.4.2. Na segunda etapa (Análise de Currículum Vitae) será atribuída a seguinte pontuação:4.2.1. Formação específica – 60 pontos.4.2.2. Experiência em docência– 40 pontos.4.4. A nota final do candidato é aquela resultante da média aritmética das notas obtidas nas etapas.5- Será excluído do processo seletivo ou de qualquer uma de suas etapas o candidato que:5.1. Não comparecer ou chegar atrasado a uma das etapas do processo de seleção.5.2.Obtiver a nota zero em uma das provas.5.3. For surpreendido, durante a realização do Processo de Seleção, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou utilizando livros, códigos, manuais, impressos ou anotações, telefone celular ou quaisquer outros aparelhos de telecomunicações ou, ainda, for responsável por falsa identificação pessoal.5.4. Deixar de entregar, a quem de direito, a prova escrita, quando houver.5.5. Deixar de assinar a lista de presença das provas.5.6. Ausentar-se, temporariamente, do local de prova, sem o acompanhamento do fiscal ou da banca examinadora, após o início da prova.5.7. Comportar-se de modo a perturbar a realização das provas dos demais candidatos, causando evidente prejuízo a estes.5.8. Preencher com dados incorretos e inverídicos a ficha de inscrição.5.9. Deixar de apresentar os documentos solicitados no prazo estabelecido

Imprimir