Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

UAB – Processo de Seleção de Tutores Presenciais do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família

O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva – NESCON – da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais/Programa Ágora – torna públicas as Normas Gerais para o Processo de Seleção de Tutor Presencial que realizarão atividades relacionadas às funções gerais estabelecidas neste edital, junto aos alunos do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família na modalidade a distância, nos Polos de Bom Despacho, Teófilo Otoni e Corinto, os quais integram o Programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Confira a seguir a íntegra da notícia.

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Processo de Seleção de Tutor Presencial será regido pelas regras estabelecidas neste documento e executado sob a coordenação do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva – NESCON /UFMG / Programa Ágora.

2. DA CARGA HORÁRIA, REMUNERAÇÃO E VAGAS

2.1. Os Tutores Presenciais selecionados deverão cumprir 20 horas semanais, em horários variados, incluindo atividades nos finais de semana, quando da realização dos encontros presenciais.

2.2. O Tutor Presencial receberá bolsa mensal no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) de acordo com a Resolução/FNDE/CD/Nº. 044, de 29 de dezembro de 2006.

2.3. A duração da bolsa será de 12 (doze) meses, podendo ser renovada por igual período; o tutor selecionado será avaliado permanentemente, podendo ser dispensado pelo não cumprimento ou pela inadequação do cumprimento das funções atribuídas no item 4.

2.4. O número total de vagas é de 01 (uma) vaga por Polo, sendo dada preferência a candidatos residentes no município sede do Polo.

3. DOS PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

3.1. Para realização da inscrição no Processo Seletivo, o candidato deverá observar os seguintes procedimentos:

3.1.1. Preencher, salvar e imprimir o Formulário de Inscrição disponível no Anexo I;

3.1.3. Entregar os documentos listados a seguir no Polo Municipal de Apoio à Educação a Distância escolhido para atuar como tutor, no endereço indicado em www.nescon.medicina.ufmg.br/agora, até às 17 horas do dia 18 de janeiro de 2012.

– Cópia do diploma de conclusão de curso de graduação em qualquer área de saúde.

– Cópia do certificado de conclusão de Curso de Especialização ou Residência em Saúde da Família, Saúde Pública ou similares ou título de mestre ou doutor na área de saúde.

– Curriculum Vitae, de preferência no Sistema Lattes, atualizado e comprovado.

– Formulário de Inscrição, devidamente preenchido (Anexo I).

4. DA DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS FUNÇÕES

4.1. O Tutor Presencial terá como atribuições gerais:

4.2.1. Auxiliar o aluno na compreensão dos objetivos do curso, de sua estruturação e da metodologia a distância.

4.2.2. Conhecer o Projeto Pedagógico do Curso, sua organização, estrutura e funcionamento, o material didático das disciplinas e o sistema de tutoria da Universidade, disponível em www.nescon.medicina.ufmg.br/agora.

4.2.3. Orientar o aluno, enfatizando a autonomia, a responsabilidade e a autoimagem positiva.

4.2.4. Orientar os alunos na utilização de recursos virtuais colocados à disposição pela Coordenação do Curso, disponibilizando horário de atendimento presencial não inferior a 4 (quatro) horas por semana.

4.2.5. Providenciar, juntamente com o Coordenador do Curso, os Tutores a Distância e o Coordenador do Polo, a logística necessária à realização de eventos presenciais no Polo Municipal de Apoio à Educação Superior incluindo as avaliações on line.

4.2.6. Fazer a aplicação das avaliações presenciais previstas no calendário acadêmico e programadas pela Coordenação do Curso.

4.2.7. Manter contato com o Coordenador do Curso e Tutores a Distância do Curso informando-os sobre as dificuldades encontradas nas atividades de aprendizagem e do sistema de comunicação.

4.2.8. Encaminhar relatórios ao Coordenador do Pólo e à Coordenação do Curso, de acordo com solicitação.

4.2.9. Responsabilizar-se pela distribuição do material didático do curso, quando houver.

4.2.10. Contribuir na articulação do curso com as Gerências Regionais de Saúde e os gestores municipais de saúde e de educação dos municípios de origem dos alunos do curso.

5. DA AVALIAÇÃO

5.1. A avaliação será realizada em dia e horária agendados pela Coordenação do Polo em que o candidato se inscreveu, no dia 19 de janeiro, para Bom Despacho, dia 20 de janeito, para Corinto e dia 24 de janeiro, para Teófilo Otoni; somente será admitido à seleção o candidato que estiver munido de documento original de identidade, com foto.

5.2. O Processo de Seleção de Tutor Presencial constará de análise do Curriculum Vitae e de Entrevista; a cada uma das etapas de avaliação serão atribuídos 100 (cem) pontos e a nota final do candidato será aquela resultante da média aritmética das duas etapas.

5.3. Em ambas as etapas serão valorizadas a formação e a experiência do candidato na área da atenção básica à saúde e na formação de recursos humanos.

6. DO RESULTADO FINAL E CRITÉRIOS

6.1. Os candidatos serão classificados de acordo com a ordem decrescente da nota final obtida, sendo necessária a nota final mínima de 60 (sessenta) pontos, para aprovação.

6.2. Em caso de empate entre candidatos, tem preferência, sucessivamente, o candidato que tiver mais experiência em educação a distância e maior idade.

7. DA PUBLICAÇÃO DO RESULTADO FINAL

7.1. O candidato poderá obter o resultado final de seu desempenho no Processo Seletivo acessando http://www.nescon.medicina.ufmg.br/agora, até 72 horas após o horário de realização da entrevista.

8. DA COMISSÃO EXAMINADORA

8.1. A Comissão Examinadora será composta por, no mínimo, dois profissionais indicados pela Coordenação do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família.

9. DO DIREITO A RECURSO

9.1. O recurso será julgado pela Banca Examinadora do Processo Seletivo.

9.2. O recurso deverá ser interposto no prazo de 3 (três) dias úteis a contar da data de divulgação do resultado em www.nescon.medicina.ufmg.br/agora.

9.3. O recurso deverá ser encaminhado, via Sedex, ao Núcleo de Educação em Saúde Coletiva – NESCON. Faculdade de Medicina / Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Alfredo Balena, 190 – 7o andar, sala 716. CEP 30.130-100. Belo Horizonte – MG – Brasil. Tel: (55 31) 3409-9673. Cel: (55 31) 8719-5159 Fax: (55 31) 3409-9675.

9.4. O recurso deverá conter o nome do candidato e a justificativa do que motivou a insatisfação do reclamante.

9.5. O resultado do julgamento será disponibilizado no site <www.nescon.medicina.ufmg.br/agora>, no prazo de até 5 (cinco) dias, a contar da data imediata da divulgação dos resultados.

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. O prazo de validade do processo seletivo será de 12 (doze) meses, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

10.2. Os documentos apresentados pelos candidatos não-aprovados poderão ser retirados pelo próprio candidato ou por procurador, na sede do Pólo em que realizou o processo seletivo, até 60 (sessenta) dias contados a partir do término do período de recurso do Processo Seletivo; decorrido o prazo, os documentos serão reciclados.

10.3. Inexatidão das declarações, irregularidades de documentos ou outras constatadas no decorrer do processo, ou posteriormente, eliminará o candidato, anulando-se todos os atos decorrentes à sua inscrição.

10.4. São de inteira responsabilidade do candidato o fornecimento de informações e a atualização de seu endereço residencial durante o processo de seleção. O NESCON/UFMG não se responsabilizará por eventuais prejuízos que possa sofrer o candidato em decorrência de informações incorretas ou insuficientes.

10.5. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, no que diz respeito à realização da Seleção.

10.6. O NESCON/UFMG reserva-se o direito de cancelar, anular ou adiar o processo seletivo por motivo de força maior ou por baixo número de candidatos inscritos, a critério do próprio Núcleo, dando ampla divulgação de seus atos e de eventuais providências a serem tomadas pelos candidatos que já tenham efetivado sua inscrição.

Belo Horizonte, 2 de janeiro de 2012.

ENDEREÇOS PARA CONTATO

Corinto

Coordenação Polo Municipal: Gilmar Fonseca Leal Endereço do Polo:

Rua Risoleta Lima nº 1041 Bairro Clarindo de Paiva. Corinto – MG

Telefones: (38) 3751-3359 ou 3751 2878 ou 3751-1870 Gileal3007@hotmail.com

gilealcorinto@gmail.com

Bom Despacho

Coordenação Polo Municipal: Vera Lucia Cardoso Couto Endereço do Polo:

Av. Ana Rosa nº 155 Bairro Ana Rosa (Funciona na Sede do CAIC)

Bom Despacho – MG

Telefones: (37) 3521-3680 e (31) 9955-0042. (pessoal da Coordenadora)

veracouto88@yahoo.com.br

endereço de e-mail protegido de spam; necessário Javascript habilitado).

Teófilo Otoni

Coordenação Polo Municipal: Amenaide Bandeira Rodrigues Endereço do Polo:

Rua Aristóteles Dantas Guimarães nº 166

Bairro Vila Santa Clara

Teófilo Otoni – MG

Telefones: (33) 3521- 5796 ou (33) 3521-1609. gpto@uaimail.com.br

ANEXO A

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE TUTORES

Curso de Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família

I. IDENTIFICAÇÃO

Nome:

Endereço de residência:

Bairro:

CEP:

Cidade:

Identidade:

CPF:

Telefone residencial:

Telefone Celular:

Endereço eletrônico pessoal (e-mail):

Outro Endereço eletrônico (opcional)

Endereço de trabalho:

Bairro:

CEP:

Cidade:

Telefone de Serviço:

II. FORMAÇÃO/TITULAÇÃO NOME/TIPO da ATIVIDADE E INSTITUIÇÃO MÊS/ANO

mm/aaaa

início término

FORMAÇÃO ACADÊMICA/

Doutorado

Mestrado

Curso de Especialização 360 horas ou mais

Curso de Aperfeiçoamento 180 horas ou mais

Curso de Graduação

Outros cursos

III. ATUAÇÃO PROFISSIONAL

NOME/TIPO da ATIVIDADE E INSTITUIÇÃO MÊS/ANO

mm/aaaa

Atividade assistencial

Direção e administração

Conselhos, comissões

Treinamentos ministrados

Atuação docente Nível fundamental e médio

Atuação docente Educação Superior

Participação em Projetos

Outras atividades assistenciais, técnicas e científicas

Outras informações que queira apresentar

Imprimir