Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

UAB UFMG Polo Bom Despacho seleciona tutores de Pedagogia

O Polo UAB/UFMG Bom Despacho irá selecionar dois tutores presenciais para o curso de Pedagogia UAB/UFMG. Os candidatos podem deixar os documentos no polo (antigo CAIC) até o dia 20 de julho de 2012. Confira o edital no restante da notícia.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

CENTRO DE APOIO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS

Edital N° 019/2012 – PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS

PEDAGOGIA

O Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais – CAED/UFMG – torna públicas as Normas Gerais para o Processo de Seleção de Tutor Presencial, que realizará o acompanhamento das turmas oferecidas no curso de graduação – Pedagogia – na modalidade à distância nos polos de Araçuaí, Bom Despacho, Buritis, Campos Gerais, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Governador Valadares e Teófilo Otoni, que integram o Programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sob a coordenação da Secretaria de Educação a Distância (CGEA/SEED) do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As inscrições serão realizadas nas Secretarias dos Polos.

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Processo de Seleção de Tutor Presencial será regido pelas regras estabelecidas neste documento e executado pelo Centro de Apoio a Educação à Distância – CAED/ UFMG.

2. DA CARGA HORÁRIA E REMUNERAÇÃO

2.1. Os Tutores Presenciais selecionados deverão cumprir 20 horas semanais, que devem ser de segunda a sábado, sendo que no sábado é obrigatória a presença de tutores, nos Polos, incluindo atividades em fins de semana, sob a responsabilidade da Coordenação do Curso.

2.2. O Tutor receberá bolsa mensal no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) de acordo com a Resolução/FNDE/CD/Nº. 08, de 30 de abril de 2010.

2.3.  A duração da bolsa será de 1 ano (doze) meses, podendo ser renovada.

2.4 O candidato deverá possuir o seguinte vínculo profissional ou acadêmico: estar vinculado ao setor público (servidor público de qualquer esfera administrativa) ou ser aluno de programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) reconhecido pela CAPES (conforme ofícios circulares 20/2011 e 21/2011 da DED/CAPES).

3. DOS PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

3.1. Para a realização da inscrição, o candidato ao Processo Seletivo deverá observar os seguintes procedimentos:

3.1.1. Preencher, salvar e imprimir o formulário de inscrição e o Curriculum Vitae disponível no site www.ufmg.br/ead no link “formulários”.

3.1.2. Entregar os documentos listados nos respectivos pólos de Educação à Distância, conforme indicado no a seguir, até o dia 20 de julho de 2012.

– cópia do diploma de conclusão de Curso Superior. (Pedagogia ou Licenciatura)

– Curriculum Vitae atualizado e comprovado;

– cópia de Documento de Identidade com foto;

– cópia do CPF;

– cópia do título de eleitor;

– cópia de documento comprovando residência na região do Polo de Educação a Distância da cidade onde o curso está sendo ofertado;

– documento datado e assinado declarando ter disponibilidade para viajar, quando necessário, em finais de semana para treinamento na UFMG;

– cópia do Formulário de Inscrição, devidamente preenchido.

3.2. São condições para a inscrição:

3.2.1. Não receber bolsa de fomento de órgão governamental;

3.2.2. Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste documento.

3.3. Constatada a falta ou irregularidade de qualquer documento, o candidato será automaticamente excluído do Processo de Seleção.

4. DA DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS FUNÇÕES

4.1. Todos os candidatos selecionados terão, obrigatoriamente, que participar do Curso de Capacitação de Tutores a ser realizado pela UFMG, em Belo Horizonte;

4.2. O Tutor Presencial exercerá atividades no Pólo de sua cidade, em carga horária específica de 20h durante a semana e nos encontros previstos para os finais de semana;

4.3. O Tutor Presencial terá como atribuições gerais:

4.3.1. Conhecer o Projeto Pedagógico do Curso, sua organização, estrutura e funcionamento, o material didático das disciplinas e o sistema de tutoria da Universidade;

4.3.2. Coordenar, juntamente com o Coordenador do Pólo e os Tutores a Distância, a aplicação das avaliações presenciais previstas no Calendário Acadêmico ou programadas pela coordenação do Curso;

4.3.3. Corrigir as avaliações presenciais e discutir os resultados com os Tutores a Distância e o professor pesquisador das disciplinas;

4.3.4. Assessorar os tutores de apoio no que diz respeito ao estudo e à discussão dos conteúdos abordados nos materiais didáticos do Curso e ao atendimento aos alunos;

4.3.5. Elaborar e encaminhar relatórios solicitados pela Coordenação do Curso.

4.3.6. Auxiliar o aluno na compreensão dos objetivos do curso, de sua estruturação e da metodologia a distância;

4.2.7. Orientar o aluno, enfatizando a autonomia, a responsabilidade e a autoimagem positiva;

4.2.8. Orientar os alunos nas aulas práticas, no uso de biblioteca, nas atividades em grupo, e em recursos virtuais colocados à disposição pela Coordenação do Curso;

4.2.9. Providenciar, juntamente com o Coordenador do Curso, os Tutores a Distância e o Coordenador do Polo, a logística necessária à realização de eventos presenciais no Centro de Apoio do Polo, incluindo avaliações;

4.2.10. Participar da aplicação das avaliações presenciais previstas no calendário acadêmico e programadas pela Coordenação do curso;

4.2.11. Encaminhar relatórios ao professor Formador, contendo registro da participação dos alunos, de suas principais dúvidas e dificuldades em relação aos tópicos das disciplinas e ao material didático e respectivas orientações e outros relatórios solicitados pela Coordenação do curso.

5. DA SELEÇÃO

5.1. A avaliação será realizada no dia 24 de julho de 2012, nas dependências do Colegiado do Curso de pedagogia UAB na UFMG. A seleção constará em três etapas.

5.1.1. A primeira etapa será a análise do Curriculum;

5.1.2 A segunda etapa será a avaliação das condições do candidato de utilizar as ferramentas básicas no curso e uso da plataforma Moodle.

6. DO RESULTADO FINAL E CRITÉRIOS

6.1. Os critérios para classificação dos candidatos serão estabelecidos pelo Curso.

6.2 . Terão preferência os candidatos que têm experiência em Educação a Distância;

7. DA PUBLICAÇÃO DO RESULTADO FINAL

O candidato poderá obter o resultado do Processo Seletivo acessando o site www.caed.ufmg.br, no dia 25 de julho de 2012.

8. DA COMISSÃO EXAMINADORA

A Comissão Examinadora será composta por professores da UFMG, designados pelos Coordenadores dos Cursos.

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. O prazo de validade do processo seletivo será de 12 (doze) meses, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

10.2. Os documentos apresentados pelos candidatos não aprovados poderão ser retirados pelo próprio candidato ou por procurador, no polo, até 60 (sessenta) dias contados a partir do término do período de recurso. Decorrido o prazo, os documentos serão reciclados.

10.3. Inexatidão das declarações, irregularidades de documentos ou outras irregularidades constatadas no decorrer do processo, ou posteriormente, eliminará o candidato, anulando-se todos os atos decorrentes à sua inscrição.

10.4 . É de inteira responsabilidade do candidato o fornecimento de informações e a atualização de seu endereço residencial durante o processo de seleção, não se responsabilizando a EAD/UFMG por eventuais prejuízos que possa sofrer o candidato em decorrência de informações incorretas ou insuficientes.

10.5. Os casos omissos serão resolvidos pelo CAED/UFMG no que tange à realização da seleção.

10.6. Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer Editais Complementares que vierem a ser publicados pelo CAED/UFMG.

Informações adicionais poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico uab@fae.ufmg.br ou pelos telefones (31)3409-7477.

Belo Horizonte, 16 de julho de 2012.

Prof. Dr. Fernando Selmar Rocha Fidalgo

Diretor de Educação a Distância da UFMG

Imprimir